Este verão já se pode ir a banhos na nova praia do Alentejo

A praia fluvial de Amieira é a terceira do Alqueva, no Alentejo. (Fotografia de Notícias Portel/DR)
A nova praia fluvial do Alentejo fica perto da aldeia de Almieira, no concelho de Portel (Évora), e é já a terceira praia do grande lago do Alqueva. Tem um areal de cerca de 600 metros.

Depois de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e de Mourão, o Alqueva, em pleno Alentejo, ganha agora a sua terceira praia fluvial: a praia fluvial da aldeia de Amieira, no concelho de Portel, distrito de Évora. A estância de verão já abriu e oferece um areal de cerca de 600 metros de comprimento.

A praia tem 150 metros de extensão sob vigilância de nadadores-salvadores e uma zona relvada, o que a torna «um espaço bastante agradável e que tem todas as condições» para a prática balnear, realçou o presidente do município, José Manuel Grilo, em declarações à Lusa, no momento de abertura do areal ao público, segunda-feira, 15.

A praia já está a funcionar. (Fotografia de Notícias Portel/DR)

Um apoio de praia, bar, restaurante, balneários e casas de banho são outras das infra-estruturas que ali foram instaladas, para tornar a praia «100 por cento acessível» a todos, explicou ainda o autarca. A obra resultou de um investimento global de 500 mil euros financiados pelo Programa Valorizar, do Turismo de Portugal, e pelo município.


Descubra aqui 11 desportos de aquaturismo para fazer de norte a sul


O complexo tem também parque de estacionamento, posto médico, canoas e gaivotas para alugar, uma zona para crianças no plano de água, zona de toldos e chuveiros exteriores. O facto de já ali existir um ancoradouro sempre fez com que o espaço fosse procurado para passeios naquele que é o maior lago artificial da Europa, uma albufeira de 250 quilómetros quadrados e que abrange cinco concelhos do Alentejo.

A praia da aldeia de Amieira, em Portel, é agora a terceira praia fluvial do Alqueva, depois da praia de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, aberta em 2017, e da praia fluvial de Mourão. Os planos do município de Portel são, no entanto, criar um quarto areal, cujos estudos já começaram e que se prevê que seja inaugurado em 2020.

 

Leia também:

Apetece estar aqui: O luxo da imensidão do Alentejo
Esta praia fluvial está num dos rios menos poluídos da Europa
Há uma praia fluvial em Gondomar isolada da agitação da cidade




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend