Portugal tem quatro moscatéis entre os 10 melhores do mundo

O Moscatel de Setúbal está de parabéns. (Fotografia: DR)
Três produtores vitivinícolas da Península de Setúbal inscreveram quatro moscatéis no TOP 10 Best Muscats du Monde 2020. Vinho generoso é certificado desde 1908 e um dos ex-libris da região.

Os moscatéis de Setúbal da Adega de Palmela, Venâncio da Costa Lima e Casa Ermelinda Freitas – todos produtores da região da Península de Setúbal – estão entre os 10 melhores do mundo apurados no concurso francês Muscats du Monde, realizado a 22 e 23 de julho, em França, e cujos resultados foram anunciados recentemente.

O Moscatel Roxo de Setúbal Doc – Reserva da Famíla 2016, da Venâncio da Costa Lima, surge à cabeça na tabela, seguido de outro do mesmo produtor, o Reserva da Famíla 5 anos. Nos títulos portugueses surge também o Moscatel de Setúbal Doc – Adega de Palmela – 10 anos e o Moscatel Roxo de Setúbal DO Superior 2010, da Casa Ermelinda Freitas.

O Moscatel de Setúbal é um produto certificado desde 1908 e um “ex-libris” da região de Setúbal, lembra o engenheiro Luís Silva, da Adega Cooperativa de Palmela, fundada em 1955 como Adega Cooperativa da Região do Moscatel de Setúbal. Na sua opinião, a frescura, complexidade e intensidade do moscatel foram decisivos para o prémio.

A edição deste ano para escolher os melhores moscatéis do Mundo resultou numa das mais marcantes prestações de Portugal no concurso, tendo o país arrecadado 16 medalhas – oito de ouro e oito de prata. Ao todo participaram 16 países, mas só seis conseguiram inscrever os seus moscatéis na lista dos 10 melhores a nível mundial.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend