Os brigadeiros mais portugueses estão no Chiado

O que é que acontece quando a necessidade aguça o engenho? Duas irmãs têm a resposta na ponta da língua desde que criaram a BrigaDoce, uma marca de brigadeiros com sabores portugueses e originais que acaba de abrir portas no Chiado.

O doce brasileiro que se destaca pelos seus sabores bem portugueses já é comercializado pela BrigaDoce há cinco anos – comemorados no próximo dia 15 de novembro -, mas acaba de ganhar uma nova loja no Chiado, a dois passos dos Armazéns. É a loja com que as irmãs Vanessa e Tatiana Santos, de 37 e 31 anos, sempre sonharam – e que os clientes sempre pediram.

No balcão branco do novo espaço, acomodado entre as arcadas de uma galeria comercial entre a Calçada Nova de São Francisco e a Rua Garrett, perfilam-se desde há duas semanas cerca de vinte sabores de brigadeiros, todos os dias. Há de baba de camelo e bolacha, pastel de nata, leite creme queimado e até de licor beirão – só para referir alguns dos mais inovadores – e são todos feitos de forma artesanal pelas duas irmãs.

Mas não foi no Brasil que Vanessa e Tatiana tomaram o gosto por este bolo. «O gosto pelos brigadeiros foi-nos incutido por uma senhora brasileira, nossa vizinha, que acompanhou a nossa infância, a Laureana», conta Vanessa à Evasões. Juntando isso ao facto de já fazerem brigadeiros para as festas da família e amigos, não foi preciso muito para que, na hora de contornarem a situação de desemprego que lhes pregou uma partida em 2012, tenham escolhido este exemplar de pastelaria para criar um negócio empreendedor.

Aquilo que começou como uma «brincadeira» tornou-se um projeto de sucesso, com presença digital no site da marca e nas redes sociais e um «boom de encomendas. Não tínhamos mãos a medir», recorda Vanessa. Juntas, desenvolveram 55 receitas diferentes (e secretas), a partir da original brasileira, e nas quais só utilizam massa sem corantes nem conservantes, assim como produtos frescos.

Do espaço nos Olivais, onde produzem, para a simpática loja no Chiado, Vanessa e Tatiana preocuparam-se também em manter uma oferta muito além do típico doce redondinho. «Também temos tarte de brigadeiro com suspiro, brownies e cupcakes com topping de brigadeiro de chocolate, bolo de brigadeiro de vários sabores, cookies americanas e bebidas quentes e frias». Para encomendar, comer na loja e aproveitar na esplanada que em breve será colocada num pátio exterior à loja.

A BrigaDoce tem um serviço de entregas ao domicílio e uma food truck que circula por vários eventos. No entanto – diz Vanessa -, «o Chiado é zona pela qual tínhamos interesse há muito tempo». Repetimos: elas e os clientes, que até vão de Sintra para comer os brigadeiros mais portugueses de Lisboa.

 

Leia também:

O Organic Caffe chegou com um Grab&Go ao Chiado
Boca a boca: saudável sim, mas o Snickers Fit é campeão!
Lisboa: A nova casa de chá que é um templo do pão de queijo