Há uma nova «sardinha» em cone nos Santos Populares

Não há arraial de Santos Populares que não conte com o popular peixe assado aconchegado no pão. Mas, este ano, essa não será a única forma de o comer. Pelo menos na Oficina do Duque, que acaba de reinventar o petisco.

A sardinha assada já não se come apenas no prato com batatas ou entalada no pão a escorrer molho. O chef Rui Rebelo, do restaurante Oficina do Duque, no Chiado, decidiu este ano reinventar o petisco e o resultado foi um cone com a sardinha ingrediente principal.

O cone negro, feito com carvão de bambu, remete para o próprio carvão que é utilizado para assar as sardinhas nos fogareiros e com que o chef brincava quando era criança. O recheio é de ceviche de sardinha e leva espuma de coentros, algas e gengibre, num claro aproveitamento dos produtos naturais. Foi esta a solução encontrada para «dar uma volta» à tradicional sardinha servida no pão.

Esta criação estará disponível no menu do restaurante a partir da próxima quarta-feira, 13 de junho (feriado em Lisboa), ao preço de 6,50 euros por três cones. Na carta, de resto, mantêm-se petiscos como o sortido de hambúrgueres de choco e vaca em pão caseiro e o polvo cozido com esmagada de batata a murro. Para acompanhar a sugestão é o Absolut Basil, um cocktail de gelado de manjericão.

O Oficina do Duque foi renovado recentemente pelo chef Rui Rebelo a nível estético e de cozinha, sendo que a carta que agora vigora é descrita como uma carta de transição – a nova deverá entrar na altura do verão. Em abril, entrou em funcionamento uma esplanada no exterior com 38 lugares e horário alargado.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Calçada do Duque, 43A (Chiado), Lisboa
Telefone
210996354
Horário
Das 15h30 às 23h. Não encerra.
Custo
(€) Preço médio da refeição: 25 euros por pessoa (com bebida).


GPS
Latitude : 38.7132959
Longitude : -9.142262800000026

 

Leia também:

Há novos pratos neste terraço “escondido” de Lisboa
Epur: Alta cozinha no Chiado com vistas arrebatadoras
Há um novo aquário de sardinhas no Oceanário de Lisboa