João Manzarra abre novo espaço vegano num antigo talho

Chama-se O Antigo Talho, funciona num edifício antigo na Avenida Duque de Loulé e tem uma loja multimarcas dedicada a produtos sustentáveis e um café/restaurante vegano.

Já abriu ao público o novo espaço do apresentador João Manzarra dedicado ao universo vegano. Chama-se O Antigo Talho e congrega uma loja multimarcas «com forte aposta no design e na sustentabilidade», no piso térreo, e um café/restaurante com pratos veganos, no primeiro andar. Situa-se na Avenida Duque de Loulé, no centro de Lisboa.

«A ideia é ser um restaurante para o dia-a-dia das pessoas, com uma grande experiência a nível de paladar», explica João Manzarra à Evasões. A aposta é nos menus de almoço, inspirados na comida do mundo, com prato do dia, wrap, tosta ou quiche e sumo natural a um preço médio de 12 euros. As sobremesas também mudam diariamente. Ao fim de semana, há um brunch vegano disponível das 10h00 às 16h00. Quem quiser lanchar, encontra também opções como sumos do dia, quiche, tostas, smoothie bowls, chás ou cerveja artesanal. Basta olhar para o menu com letras inscritas em blocos de madeira, pois tudo ali – da comida aos produtos e até à decoração – é orgânico e sustentável.

A loja, que funciona no piso térreo com acesso direto para a rua, vende cosmética, roupa, acessórios para a casa, mochilas, óculos, relógios, todos veganos e sustentáveis. O projeto de arquitetura de reconversão de todo o edifício (onde funcionou até há cerca de três anos um talho tradicional) ficou a cargo do Studio Astolfi. «Criámos nichos nas paredes originais e um expositor central que parte do chão em microcimento verde com socalcos, onde estão expostos uma série de produtos, e introduzimos móveis em madeira lacada com um tom de verde mais forte a criar montras», conta a arquiteta e designer Joana Astolfi.

O projeto d’ O Antigo Talho – cujo logotipo é uma ilustração de um porco coberto de heras – começou a ser pensado há três anos, e três dias após a abertura de portas (abriu dia 10 de janeiro; a inauguração é no sábado), João Manzarra diz que «o feedback das pessoas tem sido espetacular». «A mensagem principal que quero passar é que para ter uma vida normal e plena não temos de utilizar animais. A saúde e a sustentabilidade vêm por acréscimo, mas tudo acaba por estar representado neste espaço».

João Manzarra tomou a decisão de se tornar vegano em 2014 depois de assistir a um documentário sobre a forma como são tratados os animais. O Antigo Talho, que vem agora promover ainda mais o seu modo de vida e apela às pessoas «que defendem todas as espécies e a sustentabilidade do planeta», já tinha sido dado a conhecer num stand no Organii Eco Market, um evento dedicado à ecologia, sustentabilidade e alimentação saudável que decorreu na Lx Factory, em novembro.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avenida Duque de Loulé, 85, Lisboa
Horário
De segunda a sexta, das 11h00 às 19h00. Sábado e domingo, das 10h00 às 16h00.
Custo
(€) Preço médio: 12 euros (menus do dia).


GPS
Latitude : 38.7262907
Longitude : -9.147304299999973

 

Leia também:

Vegan Vibe: a caixa que lhe leva snacks vegan a casa
Lisboa: 18 restaurantes para um 2018 mais saudável
Paleo Kitchen: neste restaurante não entra açúcar nem glúten