Neste restaurante de Chaves o cliente só paga o que quiser

No Pensão Flávia não há menu fixo e o cliente não escolhe antecipadamente aquilo que come. O menu é decidido pelo gerente. No final, o cliente é que decide quanto quer pagar.

Continua a dar que falar este sistema de pagamento implementado pelo restaurante transmontano Pensão Flávia, em Chaves, Vila Real: não há menu fixo, a comida vai chegando à mesa consoante a inspiração do cozinheiro (que também é gerente) e no final os clientes é que decidem quanto querem pagar pela refeição.

Sérgio Seixas diz que cozinha, por dia, entre 20 a 30 pratos (muitos deles na forma de petiscos), que tanto podem ser favas com chouriço, ovos mexidos com sementes de abóbora, mão de vaca com grão ou um simples caldo verde, por exemplo. Cozinha o que a inspiração lhe disser e consoante o que lhe apetecer naquele dia.

À mesa vão chegando «entre 10 a 20» frigideiras com comida, que na verdade podem ir dos pratos mais tradicionais aos mais contemporâneos, e os clientes por norma aceitam aquele que é o «menu do dia». «Os clientes não vêm aqui por nenhuma especialidade, a especialidade é o Pensão Flávia», reforça Sérgio.

Ir de espírito aberto a propostas e surpresas é, por isso, uma condição quase indispensável para visitar o restaurante. Na hora de pagar, o original sistema deixa cada vez menos clientes surpreendidos. «No início era mais complicado» cada um decidir quanto pagar pela refeição, que além dos dez (ou mais) petiscos ainda tem um prato principal e bebida incluídos. Mas Sérgio Seixas confia «no discernimento das pessoas» para avaliarem o valor da refeição (em termos da qualidade da comida, serviço e espaço) e garante que «a maioria sai satisfeita», pagando um valor justo.

Pagar um valor fixo só nalgumas exceções, como no caso de vinhos de gama alta. Sérgio Seixas, natural de Chaves e licenciado em Turismo, abriu o restaurante Pensão Flávia em 2011 por baixo da pensão que, diz, é a casa «mais antiga» de Chaves, fundada em 1843, e que continua a funcionar.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Travessa Cândido dos Reis 12, 5400-114 Chaves (Vila Real)
Telefone
961693890
Horário
De quarta a segunda, das 12h30 às 14h00 e das 19h30 às 22h30. Encerra à terça.
Custo
() Os clientes é que decidem quanto querem pagar.


GPS
Latitude : 41.7403202
Longitude : -7.468930699999987

 

Leia também:

Mercador: sabores transmontanos no Porto
As cristas de galo de Vila Real têm uma casa no Porto
Aidé: Há que deter o passo neste restaurante de Paços