Nelson de Matos é o melhor bartender de Portugal

O bartender Nelson de Matos, do Gusto Bar do Conrad Algarve, foi eleito o melhor bartender de Portugal na World Class Iberia 2018 e vai agora representar o país em Berlim, na final mundial desta competição.

Nelson de Matos, head of bartender do Gusto Bar do hotel Conrad Algarve, em Almancil, foi eleito o melhor bartender do país na final da World Class Iberia 2018 – uma seleção dos finalistas de cada país participante – e prepara-se agora para ir representar o país na final mundial do World Class Competition que acontece em outubro, em Berlim.

O bartender de 34 anos venceu este apuramento ibérico – juntamente com o espanhol Daniele Cordoni – entre um grupo de seis finalistas portugueses, eleitos de um grupo prévio de 12 finalistas. Para aqui chegar, superou as três etapas do World Class Iberia 2018, nomeadamente a criação de um cocktail com regras específicas e a avaliação, por parte de membros da competição, das técnicas com que trabalha no Gusto Bar.

O cocktail Evolve, elaborado para a semi-final com técnicas de cozinha e reaproveitamento dos ingredientes (as regras do desafio deste ano), foi o que conquistou o painel de jurados. Nelson de Matos fê-lo com cardhu com infusão de óleo de avelã, amarguinha, xarope de mel, água com gás com sabor a pipocas com manteiga de coco, xarope de milho, limão e Vinho do Porto rosé. No processo teve a preocupação de valorizar produtos nacionais e locais (sustentáveis), caso dos copos em que o cocktail é servido, feitos por artesãos algarvios, em terracota, e pintados à mão.

«O Evolve foi um cocktail muito pessoal, inspirado na minha evolução profissional e nas técnicas que tenho vindo a aperfeiçoar ao longo destes anos de carreira, aliado a todos os aromas sensoriais que tenho na minha matriz desde criança até à fase adulta», explicou.

O próximo passo é representar Portugal em Berlim, na final desta que é a mais prestigiada competição de bartenders do mundo. «É sempre um peso da responsabilidade representar o país, a competição é muito renhida», disse, confessando que «gostava muito de ficar entre os 10 melhores».

 

Gusto Bar ganha melhor carte e bar de hotel

O bar do Conrad Algarve, onde Nelson de Matos desenvolve o seu trabalho, foi também premiado com os títulos de Melhor Bar de Hotel e Melhor Carta de Bar em Portugal, no âmbito dos Coaster Awards.

A carta premiada, «A Era dos Descobrimentos», foi lançada no final de agosto com cocktails inspirados em cada um dos dez cantos da obra literária Os Lusíadas, escrita por Luís de Camões em 1556.

Antes de chegar ao Conrad Algarve, em 2015, Nelson de Matos, natural de Albufeira, esteve três anos trabalhar no The Savoy Hotel, em Londres, tendo passado ainda pelo Grande Vila Real Santa Eulália, em Albufeira, onde esteve durante nove anos. Desde há três anos que chefia o Gusto Bar, cuja nova carta poderá vir a integrar o cocktail Evolve.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Estrada da Quinta do Lago, Almancil


GPS
Latitude : 37.0631806
Longitude : -8.028943400000003

 

Leia também:

Quais os segredos para uma boa cama de hotel?
Há uma epopeia de cocktails para descobrir no Algarve
Receitas: Aprenda a fazer os cocktails destes 11 bartenders