Natal em Lisboa: luzes, projeções e até um DJ Pai Natal

O programa Natal em Lisboa arranca dia 1, quando se ligarem 85 mil luzes nas ruas da cidade. O espetáculo de «video mapping» passa para a Alameda e o Pai Natal vai ser DJ por um dia. Mas há mais, e com entrada gratuita.

O Natal vai ser celebrado em Lisboa com um programa multicultural e com várias iniciativas de entrada gratuita. Se está pronto para entrar no espírito natalício, tome nota do programa que foi apresentado agora pela Egeac e que arranca já com o primeiro dia do próximo mês.

A 1 de dezembro são ligadas as 85 mil lâmpadas LED das luzes natalícias, na Avenida da República e na Avenida Fontes Pereira de Melo, para além de duas novidades: na Rua da Misericórdia e em Belém. Mas a capital vai brilhar também por outros motivos: os espetáculos de video mapping que se têm provado populares nos últimos anos estão de regresso confirmado, mas numa nova morada: do Terreiro do Paço para a Fonte Luminosa da Alameda [ainda sem data definida para o início e fim da iniciativa que normalmente decorre de dezembro a janeiro].

Gratuito será também o DJ set protagonizado pelo Pai Natal no Aeroporto Humberto Delgado, a 14 de dezembro. Quer dançar ao som das músicas preferidas do homem mais conhecido do Pólo Norte? Só tem que aparecer a partir das 19h00.

Outros destaques vão para as feiras Wonderland, no Parque Eduardo VII, e o Mercado de Natal, no Rossio, assim como a parada de Natal, que estará presente em vários pontos da cidade de 1 a 3 de dezembro.

O programa Natal em Lisboa alarga também as suas iniciativas a outras religiões. No dia 9, a Comunidade Hindu de Portugal está em festa no Templo Radha Krishna, com visitas guiadas, música, atividades para crianças e outras sobre a gastronomia indiana. Já no dia 16, a Comunidade Muçulmana Shia Imami Ismaili em Portugal também fará visitas guiadas ao Centro Ismaili de Lisboa, onde atuará o músico espanhol Eduardo Paniagua, que explora o património da música medieval árabe-andaluza.

E como esta época também é sinónimo da descoberta do património eclesiástico da cidade, vários são os concertos de entrada gratuita que decorrerão dentro de igrejas lisboetas. O primeiro é já dia 2 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, situada na Avenida de Berna, com o Coro Gospel Colective. No dia seguinte, os Músicos do Tejo atuam na Igreja de Santos-o-Velho, e dia 7 é a vez do coro Camerata Atlântica na Igreja de Santo António de Lisboa. A 8, o Ensemble Vox Angelis canta na Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha e a 17 de dezembro o Coro Ricercare e Coro Juvenil da Universidade de Lisboa dão música à Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes.

Para ver o programa completo visite: natalemlisboa.com

 

Leia também:

Natal com francesinhas? Sim, na cervejaria Portobeer
Lisboa é melhor cidade europeia para compras de Natal
Bazar de Natal diplomático propõe compras solidárias