Museu Virtual História do Vinho já está ‘online’

Fotografia de Miguel Pereira da Silva/Global Imagens
O Museu Virtual História do Vinho, projeto da Lusovini, 'abriu' ontem durante a apresentação no Teatro Romano, em Lisboa.

É através do endereço www.museuvirtualhistoriadovinho.com que se pode aceder ao novo museu dedicado aos vinhos portugueses. Pôr estes «na moda» e «posicioná-los melhor nos mercados internacionais» são alguns dos objetivos deste projeto, explicou Casimiro Gomes, presidente da Lusovini Vinhos de Portugal.

Virgílio Loureiro, o coordenador científico do projeto, explica que este é «um museu dinâmico, que irá sendo desenvolvido e alterado, que terá exposições permanentes e temporárias e que, ao longo do tempo, irá eliminando imprecisões e desenvolvendo aspetos controversos». A ideia é que seja «um bom cartão-de-visita do vinho português pelo mundo fora».

O novo museu tem uma componente didática, apresentando a história do vinho através dos tempos, desde a domesticação das videiras selvagens no Cáucaso, cerca de 60 séculos a. C., passando pelo desenvolvimento da sua produção na Península Ibérica pelos romanos.

O novo museu tem uma componente didática, apresentando a história do vinho através dos tempos.

Depois, prossegue pela Idade Média, quando os monges de Cister dominaram o cultivo da vinha em Portugal, pela presença do vinho nos Descobrimentos, pelo surgimento da aguardente no século XVII e pela chegada, no século XIX, de doenças da vinha do Novo Mundo. Já no século XX, fala-se da criação de novas regiões demarcadas e do surgimento do movimento cooperativo. Outra parte incide sobre a região do Dão (a Lusovini é desta região), abordando a sua paisagem, clima e solo até à origem da sua demarcação.

Toda a informação é apresentada de forma interativa e apelativa. Nesta primeira fase, o site tem informação em português e em inglês e ainda durante este ano ficará disponível em mandarim e em francês.

 

Leia também:

Dão: uma região de vinhos com histórias apaixonantes
Viseu: a capital dos vinhos do Dão
Quiz #20: «O Dão é um diamante em bruto — muitos e bons vinhos»




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend