Museu do Fado sopra 20 velas com «videomapping»

Entre as comemorações dos 20 anos do Museu do Fado, em Alfama, está um espetáculo de «videomapping» três vezes ao dia, entre 23 e 27 de novembro.

O Museu do Fado, situado em Alfama, está de parabéns e prepara várias atividades para soprar as suas 20 velas, já a partir da próxima semana. Uma das principais iniciativas inclui a edição de um disco de novos talentos, como Diogo Varela e Francisco Salvação Barreto, e uma exposição sobre Maria Teresa de Noronha, avança a agência Lusa.

O programa de celebrações abre no próximo dia 20, pelas 19h00, no Teatro Municipal de S. Luiz, com o espetáculo de apresentação do álbum de estreia do fadista Francisco Salvação Barreto, «Horas da Vida», pela etiqueta do Museu do Fado, e que teve a direção de voz de Camané, fadista distinguido este ano com o Prémio Manuel Simões para Melhor Álbum de Fado.

De 23 a 27 deste mês, a história do fado é contada num espetáculo de «videomapping» projetado na fachada do museu, em Alfama, três vezes por noite – às 20h30, 21h00 e 21h30 – com as participações dos fadistas Mariza, Camané e Carlos do Carmo, e do guitarrista José Manuel Neto.

No dia 23 é inaugurada uma exposição evocativa da fadista Maria Teresa de Noronha, cujo centenário do nascimento se comemora este ano. A exposição, que fica patente até ao final do ano, conta com a colaboração da Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado.

Já no dia 24, o guitarrista Gaspar Varela, de 15 anos, apresenta, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, o seu álbum de estreia, coproduzido pelo Museu, no âmbito do ciclo «Há Fado no Cais». O músico é bisneto da fadista Celeste Rodrigues, que morreu em agosto último aos 95 anos, e apresentado pelo museu como “afilhado” artístico do guitarrista Paulo Parreira, distinguido em 2011 com o Prémio Amália para o Melhor instrumentista.

 

Leia também:

Lisboa: esta junta de freguesia vai dar bilhetes para o circo
Lisboa: este bar é um Bacchanal de cocktails feitos na hora
Lisboa: Há uma nova guesthouse no bairro de Graça

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend