Jornal americano elege “aldeia de sonho” portuguesa

Entre as 18 aldeias de sonho em todo o mundo destacadas por um jornal nova-iorquino está uma portuguesa: Monsanto. Em abril, a BBC já a tinha destacado como a «aldeia portuguesa mais invulgar».

Já não é a primeira vez que esta localidade recebe elogios vindos do estrangeiro – e não será, certamente, a última. Desta vez, foi o jornal nova-iorquino «Epoch Times» a incluir Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, na lista das 18 aldeias de sonho no mundo, que publicou no seu site.

Sobre esta aldeia beirã e medieval, a publicação norte-americana, que tem uma tiragem de mais de um milhão de exemplares, evidenciou as suas particularidades. «Os habitantes construíram as suas casas por entre os penedos graníticos, ao longo das ruas estreitas, onde estes penedos servem como parede, chão, telhados ou até portas», lê-se no artigo.

Já na primavera deste ano, a BBC tinha considerado Monsanto «a aldeia portuguesa mais invulgar». Nessa reportagem, a estação pública britânica descreveu Monsanto como sendo «um museu vivo», referenciando o seu castelo, os seus cerca de 800 habitantes, as suas «ruas íngremes no centro histórico» e ainda os povos que ali habitaram ao longo da sua história, como os romanos, os visigodos e os árabes.

Em 1938, foi-lhe atribuído o título de Aldeia Mais Portuguesa de Portugal e é, desde 1995, considerada uma das Aldeias Históricas.

 

Leia também:

Qual a melhor época para visitar as Aldeias do Xisto?
Montanhas Mágicas: Entre rios, bosques e aldeias serranas
Imagem do dia: Contemplar na aldeia mais portuguesa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend