Espinho: ir à praia como no início do século XX

A cidade recebe mais uma edição da recriação história que mostra como se ia à praia no início do século passado.

É um regresso ao passado, aquilo que Espinho propõe nos dias 14 e 15 de julho, sábado e domingo, com a recriação histórica Vir-a-Banhos, na Praia da Baía, a mais concorrida da cidade. Mais de 100 figurantes, vestidos a rigor, vão encenar os hábitos balneares e sociais do início do século XX, quando “vilões” e fidalgos faziam praia mediante prescrição médica.

Banhistas vestidos a preceito, com peças de roupa às riscas cobrindo o corpo todo, vilões, fidalgos, teatro de robertos, fotógrafo “à la minuta” e vendedores ambulantes não vão faltar nesta recriação que acontece durante o fim do semana.

No dia 14 de julho, às 21h30, na Esplanada da Praia da Baía, terá lugar a recriação de um passeio da burguesia que vinha a banhos para Espinho, pela esplanada junto ao mar, entre a Praia da Baía e a Piscina Solário Atlântico, seguido-se de um baile à época com a participação do SAXE Cooletivo e do Grupo de Exibição de Danças de Salão da Escola de Bailado Adriana Domingues.

No dia seguinte, a partir das 14h00, na Praia da Baía, espera-se a recriação de uma praia do século XX, com a presença de centenas de figurantes.

Leia também:

Uma rua perto do mar para explorar em Espinho
4 sítios em Espinho onde se pode petiscar a ver o mar
Uma hamburgueria com vista para o mar em Espinho




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend