Março é mês de sável em Vila Franca de Xira

O Mês do Sável e da Lampreia de Vila Nova da Barquinha decorre até 21 de Março, em regime de take-away. (Fotografia: DR)
Vinte e sete restaurantes integram nas suas cartas sável frito com açorda de ovas, durante todo o mês de março, em homenagem a uma das tradições gastronómicas do concelho.

O peixe que melhor representa as tradições gastronómicas vila-franquenses vai estar em destaque nas cartas de vinte e sete restaurantes distribuídos pelo território, durante a campanha «Março, Mês do Sável» dinamizada pelo município para homenagear a ligação ancestral da povoação com o rio Tejo.

O sável, caraterizado por ter muitas espinhas, é marinado em vinagre e limão «de forma a curtir as espinhas», frito em postas finas e servido com açorda de ovas, conforme o modo de confeção da receita tradicional. Segundo António Félix, vereador do Turismo, foram servidas oito mil doses nos restaurantes aderentes na edição do ano passado. A campanha municipal já se realiza desde 1989.

A receita de sável frito com açorda de ovas terá nascido entre as comunidades piscatórias de Varinos e Avieiros que se fixaram em Vila Franca de Xira ao longo dos anos. Como «não tinham possibilidade de pescar no mar durante o inverno», «vieram para o Tejo para pescar e garantir o seu sustento. Obviamente que não pescavam só sável [cuja desova acontece por altura da primavera], mas essa era uma das espécies mais abundantes», explica o vereador.

Os restaurantes aderentes estão distribuídos por Alhandra, Alverca, Póvoa de Santa Iria, São João dos Montes, Sobralinho, Vialonga e Vila Franca de Xira. Em paralelo com o sável, o município aproveita para lançar os dois primeiros vinhos Encostas de Xira, de produção própria, e dinamizar atividades turísticas como passeios de barco no Tejo e visitas guiadas no centro histórico, aos fins de semana. Incluem-se ainda sessões de cozinha ao vivo nos mercados municipais de Vila Franca de Xira (dia 10), Alverca do Ribatejo (dia 17) e Alhandra (dia 24), sempre às 11h00.

 

Notícia atualizada, face à publicação na revista de dia 2 de março, com informação relativa às sessões de cozinha ao vivo nos mercados municipais.

 

Leia também:

Ribatejo: Uma estrada com vinho dentro
Lisboetas, o sável está nas mesas. Veja quais
Festividades pascais do Ribatejo vão estar em Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend