Lisboa tem um novo andar para artesãos e designers

Dá pelo nome de The Third Floor, o novo projeto do artista francês Emmanuel Babled, que se mudou para Lisboa há três anos. Quer recuperar o artesanato que está em risco de se perder, dar-lhe visibilidade e também... um espaço, num terceiro andar da Rua da Madalena.

As portas deste 3.º andar, no número 85 da Rua da Madalena, vão estar abertas ao público sempre que surgirem exposições, workshops, e até conversas sobre artesanato e design. Mas, longe dos «holofotes» o Third Floor vai ser um espaço de trabalho para artesãos e designers que queiram desenvolver a sua arte.

A ideia surgiu a Emmanuel Babled, designer francês que tem no primeiro andar deste edifício lisboeta o seu atual ateliê. «Apaixonei-me por este país quando me mudei para cá há três anos. E acho que, ao contrário do que se possa pensar, Portugal apoia as suas artes antigas. Existem imensos recursos de norte a sul», conta o designer cujo trabalho é reconhecido internacionalmente – com peças de luxo desenvolvidas para marcas como Bulgari, Laurent Perrier, Christian Dior e outras que fazem parte de coleções privadas do MoMa (em Nova Iorque) e no MUDE (Lisboa).

Para Babled, «os artesãos estão, claro, concentrados nas suas mãos e a desenvolver o seu trabalho». «Muitos não têm a capacidade de pensar na internacionalização, de pensar na visibilidade. E nós queremos fazer isso, colocá-los em contacto com designers», afirma.

Esta rede de contactos vai ter a sua primeira concretização nos próximos meses, segundo o designer, que quer selecionar «sem pressa» os artistas que irão ocupar as salas do The Third Floor. Duas serão destinadas ao artista Filipe Alarcão e ao ateliê Code Frisko, ficando outras três divisões individuais por ocupar. As restantes duas salas híbridas serão utilizadas para exposições e workshops.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Madalena, 85, 3.º andar (Lisboa)


GPS
Latitude : 38.7101701
Longitude : -9.135268900000028

Leia também:

Lisboa: compras de Natal originais (fora dos shoppings)
Vêm aí dois feriados. Alinha numa destas escapadelas?
10 restaurantes para grupos em Lisboa (até 15 euros)