Palácio Baldaya reabre em festa este fim de semana em Benfica

Palácio Baldaya Benfica Junta de Freguesia de Benfica fim de semana animação
O Pal‡ácio Baldaya reabre em festa este fim de semana, após meses de obras de reabilitação. (Fotografia de Sara Matos/GI)
Exposições, música, atividades para crianças, tertúlias, arte urbana, uma feira de vinil e concertos marcam a reabertura deste palácio situado na Estrada de Benfica e recuperado agora pela junta de freguesia.

O histórico Palácio Baldaya, datado de 1840 e que esteve fechado ao público durante um século, reabre portas esta sexta-feira, dia 1 de setembro, na Estrada de Benfica, com um programa de animação cultural promovido pela junta de freguesia.

A programação de reabertura do palácio, que a partir de agora pretende afirmar-se como um novo polo cultural e lúdico em Benfica, começa esta sexta-feira às 18h00 e prolonga-se até às 00h com música e animação. Até domingo, vai haver exposições, música, atividades para crianças, tertúlias, arte urbana, uma feira de vinil e concertos.

Estas atividades anunciam aquilo que será a vocação do novo Palácio Baldaya: um espaço cultural e de inovação em que vão funcionar uma biblioteca, uma ludoteca infantil, um espaço coworking e uma cafetaria, segundo anunciou a Junta de Freguesia de Benfica.

O Palácio Baldaya esteve aberto excecionalmente no dia 25 de abril deste ano, no âmbito das comemorações da Revolução. Foi atribuído em 1840 a D. Maria Joanna Baldaya, que lhe deu nome, e ao longo dos anos foi usado como hotel e, depois de vendido ao Estado, como sede do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária.

As obras de recuperação do edifício, a cargo da Junta de Freguesia de Benfica, começaram em novembro de 2016 e custaram 400 mil euros, segundo noticiou a Lusa.

 

Leia também:

Já começaram as visitas guiadas ao Palácio Chiado
Palácio de Queluz reabriu acesso ao jardim botânico
Os velhos palácios e as novas lojas da Rua da Junqueira