Eleven: esta sopa da pedra tem estrela Michelin

O chef alemão Joachim Koerper, que somou percursos pelo Brasil, Alemanha e Portugal, homenageia as tradições portuguesas com uma reinvenção da receita da sopa da pedra na nova carta de outono do Eleven.

Reza a lenda que num certo dia um frade peregrino, vendo-lhe negada uma esmola que pedira para comer, pediu apenas uma panela. Do bolso, tirou uma pedra lisa, que colocou a ferver na panela, e depois foi-lhe juntando sal, batata, feijão, chouriço e tudo o que conseguiu da boa vontade de um lavadror. O resultado foi uma sopa da pedra rica em nutrientes, qual metáfora do espírito inventivo dos portugueses, e que viria a ser reconhecida até hoje – foi eleita uma das 7 maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

«Esta lenda gastronómica sempre me divertiu pela argúcia deste frade gourmand, por isso recriei-a à minha maneira», contou o chef Joachim Koerper sobre este que é um dos novos e mais curiosos pratos da nova carta de outono do restaurante Eleven, situado no topo do Parque Eduardo VII, em Lisboa.

No prato fundo surge uma pedra verdadeira, sobre uma cama de terra de feijão. Mas é a pedra comestível, com textura lisa, que prende a atenção: uma fina gelatina a envolver carne de rabo de boi, mousse de cherovia, feijão e legumes. O caldo de rabo de boi da sopa é derramado sobre a pedra verdadeira e no momento de comer deve abrir-se a pedra (comestível) e misturá-la bem na terra de feijão, para apurar os sabores.

Esta reinvenção da receita da sopa da pedra, popularizada desde os anos 1960 em Almeirim, no Ribatejo, é uma homenagem às tradições portuguesas. Um gesto que acompanha, aliás, muitos outros pratos da nova carta, com particular incidência nos produtos naturais da serra de Azeitão, que se avista no horizonte da longa janela panorâmica do restaurante. «Procurei extrair da natureza a melhor matéria-prima, para que se possa sentir os aromas e texturas das receitas e terroirs que predominam em Portugal», explicou o chef alemão, detentor de uma estrela Michelin desde 2014.

Os novos pratos da carta de outono, incluindo a sopa da pedra que é servida como entrada, estão disponíveis nos menus Atlântico (94 euros), Degustação (115 euros) e Lavagante (175 euros). O Eleven situa-se na Rua Marquês de Fronteira, no Parque Eduardo VII, e está aberto de segunda a sábado.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Sem carne nem radicalismos, assim é o Naked
Novos croissants de Lisboa levam até 60 horas a fazer
Almoços executivos no Eleven com um museu no menu




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend