Jardim Pênsil do Palácio de Queluz vai abrir à noite

O Jardim Pênsil, um dos dois jardins de aparato que complementam as fachadas interiores do Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, vai estar aberto para visitas noturnas entre os dias 7 e 9 de setembro, no âmbito da Feira Setecentista de Queluz.

Os jardins do Palácio Nacional de Queluz são o mote da Feira Setecentista de Queluz deste ano, que decorre de 6 a 9 de setembro no largo em frente ao palácio, e para celebrar a ocasião o Jardim Pênsil vai estar aberto ao público, para visitas noturnas gratuitas, durante três dias da feira.

O Jardim Pênsil, de arquitetura oitocentista tipicamente francesa, dispõe-se ao longo de vários «parterres» em buxo (canteiros simétricos dispostos sobre os eixos de um jardim, geralmente dividido em quatro partes) e é um dos dois jardins de aparato das fachadas interiores do palácio, a par do Jardim de Malta.

Ambos foram desenhados pelo arquiteto paisagista Jean-Baptiste Robillon, apresentando a particularidade de terem sido construídos numa plataforma mais elevada face à quota natural do terreno (daí o nome Pênsil), de forma a adornar o espaço em frente às fachadas do palácio.


Leia também: Palácio português reabre para visitas ao fim de 15 anos


Estes eram espaços destinados a momentos de divertimento junto da natureza, recebendo jogos, festas e eventos reais. Ao visitar livremente o Jardim Pênsil (o Jardim de Malta encontra-se encerrado para trabalhos de restauro), os visitantes poderão conhecer não só os seus recantos como também a nova iluminação cénica das fachadas interiores do Palácio Nacional de Queluz.

Outro dos motivos de interesse é a importante coleção de estatuária que decora o Jardim Pênsil – a maior coleção do escultor inglês John Cheere fora de Inglaterra -, composta por peças que remetem para a mitologia clássica e que fazem parte do Google Art Project, iniciativa da Google destinada a divulgar o que de melhor existe nas coleções museológicas de todo o mundo.

As visitas noturnas ao Jardim Pênsil – em que o Palácio Nacional de Queluz se associa ao tema «Jardins» da Feira Setecentista organizada pela Câmara Municipal de Sintra – podem ser feitas nos dias 7 e 8 de setembro, das 19h00 às 23h30 (encerram às 00h00) e no dia 9 de setembro até às 22h30 (encerra às 23h00), gratuitamente e sem necessidade de marcação prévia.

Este jardim oitocentista de estilo francês carateriza-se pelos seus «parterres» (canteiros) em buxo. (Fotografia de PSML/Wilson Pereira)


Feira Setecentista no largo em frente ao Palácio

A Feira Setecentista de Queluz realiza-se no largo fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz entre 6 e 9 de setembro, com entrada livre, tendo como objetivo recriar um mercado da segunda metade do século XVIII.

O tema deste ano versa sobre «Jardins» – a propósito do Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2018 ganho pela Parques de Sintra – Monte da Lua, na categoria Conservação, com o restauro do Jardim Botânico do palácio -, pelo que o Jardim Pênsil estará aberto ao público para visitas noturnas.

A recriação histórica mostrará o momento da chegada das plantas ao jardim, com a presença do jardineiro holandês Van Der Kolk e do arquiteto da obra Jean Baptiste Robillion. Os visitantes poderão assistir também a recriações de dança, música e malabarismos, teatro, duelos de espadachim e jogos de época.

Participam no evento pessoas de várias regiões do país e estrangeiro, também com uma seleção de produtos desde o artesanato às especialidades de gastronomia e doçaria, segundo se lê no website da Câmara Municipal de Sintra, que organiza o evento.

 

Leia também:

Palácio da Pena em Sintra vai estar aberto à noite
100 praias, piscinas e jardins têm bibliotecas este verão
Uma nova cozinha de rua cinco estrelas para provar em Sintra




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend