Histórica loja lisboeta de azulejos Viúva Lamego encerra no fim de abril

É no Largo do Intendente que a loja Viúva Lamego faz história há 172 anos. Essa parte da história vai agora acabar, como o encerramento no final deste mês. Mas a produção, na sua fábrica em Sintra, vai continuar.

Apesar de ter sido distinguida como “Loja com História” – projeto da Câmara Municipal de Lisboa – e de ter a classificação de imóvel de interesse público, a loja não vai sobreviver ao “contexto atual”.

Diz o CEO da empresa, Gonçalo Conceição, em comunicado: “esta foi uma decisão muito ponderada. (…) Encarámo-la como uma oportunidade para uma vez mais evoluirmos com os olhos postos no futuro. Redirecionámos o investimento para o digital e mantemos dinâmicas as colaborações nacionais e internacionais com artistas, arquitetos e designers, reforçando a visão progressista da Viúva Lamego”.

Esta loja de referência da azulejaria portuguesa é icónica muito por causa da sua fachada, em azulejo naïf oitocentista, exemplo pioneiro no uso do azulejo como meio publicitário.

A Viúva Lamego continuará a produzir na sua fábrica-atelier, na Abrunheira, Sintra, onde tem também o showroom aberto ao público. Com uma forte presença internacional e com colaborações permanentes com artistas, arquitetos e designers de referência, a empresa quer manter, diz no comunicadao “o espírito inovador e de abertura ao mundo, conciliando a preservação do legado com a inovação”.

A marca prepara agora a abertura de uma loja online.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend