Há uma caminhada temática de «Os Maias» este sábado

Quem tem saudades de «Os Maias» tem este sábado, dia 13, oportunidade de reviver a história dos Maia, de Eça de Queiroz, com uma caminhada que decorre em Lisboa e passa por locais referenciados no livro.

Quem gostar de andar a pé e tiver saudades de reviver a história de Os Maias já tem programa para este fim de semana. Uma caminhada temática da icónica obra de Eça de Queiroz, publicada originalmente em 1888, tem lugar em Lisboa este sábado, entre as 10h00 e as 13h30 e terá como pontos de visita algumas das ruas e edifícios que inspiraram o romance de Eça no centro da capital.

«A Lisboa d’Os Maias» é o nome desta caminhada, que é já a terceira edição que a Green Trekker, organizadora deste tipo de atividades, realiza alusiva a esta obra que se passa na segunda metade do século XIX e que conta a história de três gerações da família Maia.

A Praça D. Pedro IV, no Rossio, é o ponto de partida do trajeto que passa por locais como a Casa Havaneza e o Grémio Literário, no Chiado, entre vários outros. A casa onde morava Maria Eduarda, a zona onde estava o consultório de Carlos da Maia, o café onde Pedro vê Maria Monforte pela primeira vez, na Rua Garrett, e o local onde se conheceram os pais de Carlos também estão no percurso, por exemplo.

A organização adianta que, apesar de já existirem poucos lugares disponíveis, ainda se pode inscrever aqui, pelo valor de 15 euros por pessoa. A caminhada terá, naturalmente, direito a uma guia, especializada em História de Arte e Arqueologia.

 

Leia também:

Lisboa: Este hotel fica a dois passos de um miradouro da cidade
Porto: 8 sítios onde vale a pena esperar para comer
Prado: novo restaurante é o assunto do momento