Douro e Vinhos Verdes destacam-se em prémios do vinho

As Casas do Côro, em Marialva, foram premiadas na categoria de Enoturismo. (Fotografia: DR)
Miguel Queimado (Vinhos Verdes), Quinta do Crasto (Douro) e António Agrellos (Douro) foram alguns dos premiados pela Grandes Escolhas, na cerimónia que decorreu esta sexta-feira em Sangalhos, Anadia. A revista elegeu os enólogos, produtores, cooperativas, restaurantes, e outras entidades que mais se destacaram no mundo do vinho em 2018.

Em menos de um mês foram várias as personalidades reconhecidas, não uma, mas duas vezes, pelo seu trabalho no mundo do vinho – a Revista de Vinhos atribuiu os prémios «Melhores do Ano» no passado dia 1 de fevereiro. Esta sexta-feira, dia 15, a revista Grandes Escolhas anunciou os vencedores de 20 categorias ligadas ao setor do vinho e da gastronomia nacional. Na cerimónia que decorreu em Sangalhos, Anadia, foram também anunciados os 30 rótulos que mais marcaram os provadores da revista ao longo do ano.

Depois da Quinta de Santiago, eleita como Produtor Revelação de 2018 pela Revista de Vinhos, a Grandes Escolhas não foi mais longe e atribuiu o prémio a um outro produtor de Vinhos Verdes, da sub-região de Monção e Melgaço. Miguel Queimado, da MQ Vinhos foi galardoado não só pelos vinhos que produz, fiéis à casta alvarinho, mas também pelo trabalho que tem feito na promoção dessa sub-região.

Na enologia o nome de António Maçanita voltou a ser reconhecido, desta vez com o prémio Singularidade, pelos seus projetos desenvolvidos em especial em torno dos vinhos dos Açores. O prémio Enólogo do Ano foi atribuído em ex aequo a Celso Pereira e Jorge Alves, que além de colaborarem há quase duas décadas nos vinhos Quanta Terra, encabeçam também dois projetos distintos no Douro, os vinhos Vértice e da Quinta Nova Nossa Srª do Carmo, respetivamente. Ambos com rótulos que figuram no Top 30 da revista.

António Agrellos, que se retirou no ano passado do ativo, foi reconhecido como Enólogo de Vinhos Generosos, pelo seu trabalho na Quinta do Noval, onde criou os DOC Douro e manteve a excelência dos vinhos do porto, como é o caso do Noval Nacional Vintage 2016, que figura entre os melhores do ano.

A Quinta do Crasto (Douro) também voltou a ser premiada, desta vez na categoria de Viticultura. Já o título de Senhor do Vinho foi atribuído a Paul Symington, pela sua dedicação ao Douro e ao vinho do porto. Na categoria de enoturismo destacaram-se as Casas do Côro, em Marialva, e a garrafeira 5 Estrelas, em Aveiro, foi mais uma vez reconhecida como a Garrafeira do Ano. Já o Wine Bar que mais impressionou a redação da Grandes Escolhas foi a Casa da Viúva, em Penafiel.

Na gastronomia, este ano foi introduzida uma nova categoria, a Cozinha do Mundo, atribuída ao restaurante The Old House, em Lisboa, dedicado à cozinha chinesa. Na cozinha tradicional destacou-se o restaurante Taberna Ó Balcão, em Santarém, e na categoria de Restaurante do Ano foi premiado o Feitoria, também em Lisboa.

Já o prémio David Lopes Ramos, que distingue quem tem vindo a dar destaque à cozinha portuguesa, foi entregue a Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues do restaurante Rei dos Leitões, ali mesmo, na Bairrada.

Conheça abaixo todos os premiados:

Produtor Revelação
Miguel Queimado/MQ Vinhos (Vinhos Verdes, sub-região de Monção e Melgaço)

Produtor
Monte da Ravasqueira (Alentejo)

Cooperativa
Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico (Açores)

Empresa
Lusovini-Vinhos de Portugal

Empresa Vinhos Generosos
Symington Family Estates (Douro)

Singularidade
António Maçanita (Açores)

Enólogo (ex aequo)
Celso Pereira e Jorge Alves (Douro)

Enólogo Vinhos Generosos
António Agrellos (Quinta do Noval – Douro)

Viticultura
Quinta do Crasto (Douro)

Organização
Baga Friends (Bairrada)

Enoturismo
Casas do Côro (Marialva)

Garrafeira
Garrafeira 5 Estrelas (Aveiro)

Loja Gourmet
Club del Gourmet do El Corte Inglès de Lisboa

Wine Bar
Casa da Viúva (Penafiel)

Restaurante
Feitoria (Lisboa)

Restaurante Cozinha Tradicional
Taberna Ó Balcão (Santarém)

Restaurante Cozinha do Mundo
The Old House (Lisboa)

Sommelier
Ivo Peralta (Epur – Lisboa)

Prémio David Lopes Ramos
Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues (Rei dos Leitões – Bairrada)

Senhor do Vinho
Paul Symington (Douro)

Leia também:

Quinta do Crasto entre os «Melhores do Ano» da Revista de Vinhos
Paul Symington: «O Douro ainda enfrenta muitos desafios»
Programa de vinhos visto por milhões grava temporada em Portugal




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend