Fotógrafo Steve McCurry inaugura exposição no Porto

O multipremiado fotógrafo aterra já esta quinta-feira para uma rápida mas intensa viagem ao norte de Portugal, e de onde trará inspiração para uma nova exposição retrospetiva.

O fotógrafo Steve McCurry – conhecido mundialmente sobretudo pela fotografia que tirou a uma menina afegã, publicada no National Geographic – vai estar no Porto para visitar a cidade e a região norte de Portugal, entre esta quinta-feira, dia 18, e domingo. Mas não é tudo: o fotógrafo vai também recolher material para uma nova exposição que promete projetar Portugal no mundo.

Steve McCurry vem acompanhado de João Barbado, diretor da Barbado Gallery, e propõe-se recolher imagens para uma exposição retrospetiva com previsível «expressão nacional e internacional», anuncia a Associação de Turismo do Porto e Norte em comunicado.

A visita é aguardada com elevada expetativa, de acordo com Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo daquela entidade. «O facto da obra de Steve McCurry refletir um enorme fator humano, onde o contacto próximo com as pessoas é constante, faz com que aguardemos com expetativa redobrada os resultados desta visita a um local tão autêntico como o Norte de Portugal».

Durante a curta passagem pelo País, Steve McCurry vai também visitar Fátima, Évora, Coimbra e as Aldeias do Seixo. «Esta é uma excelente iniciativa para a cidade e para a região, uma vez que Steve McCurry não é apenas o autor de uma das fotografias mais icónicas da História, como é, ainda, um dos autores mais premiados de sempre», reforça Filipe Ortigão Guimarães.

Steve McCurry foi vencedor do Magazine Photographer of the Year, tendo sido considerado fotógrafo do ano pela National Press Photographers Association e pela Royal Photographic Society’s Centenary. Os dois primeiros prémios recebeu-os nos World Press Photo de 1985 e 1992.

Leia também:

A Baixa do Porto tem 10 segredos à espera de serem revelados
10 novas lojas para conhecer na Baixa do Porto
John Gallo: «Temos de ser reeducados para a fotografia»