Tomar: Aprender a fazer esgrima e jantar como um nobre

Um jantar medieval, aulas abertas, visitas guiadas e conferências alusivas à esgrima vão dinamizar as Jornadas de Esgrima Histórica, que decorrem entre esta sexta-feira e domingo em vários locais da cidade templária.

Este vai ser um fim de semana desportivo em Tomar. As Jornadas de Esgrima Histórica decorrem entre esta sexta-feira e domingo, em vários pontos da cidade templária e com um programa diverso que abrange um jantar medieval, conferência, exposição, workshops e aulas da modalidade ou visitas guiadas.

A iniciativa conjunta da associação Thomar Honoris, da Hema Portugal [Historical European Martial Arts] e da Câmara Municipal arranca pelas 14h30 desta sexta-feira, com três conferências que decorrem no Moinho da Ordem: «Arquitetura Militar Medieval em Portugal», «Acervo medieval do Museu Militar de Lisboa» e «O Turismo Militar e a ativação turística do património». Mais tarde, pelas 18h30, é inaugurada uma exposição histórico-militar na Sala Multiusos do Complexo Cultural da Levada.

No sábado, às 09h00, 14h00 e 17h15, sempre no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, têm lugar os workshops de esgrima histórica, bem como aulas abertas, treinos livres e torneio de armas, enquanto que as três visitas guiadas à cidade templária arrancam pelas 10h30, 14h30 e 15h00, com partidas do Complexo Cultural da Levada. À noite, decorre a partir das 20h30 um jantar de gala medieval no Convento de Cristo e a festa prossegue pelas 23h00 com Queimada Galega na Taverna Antiqua.

Para o último dia, domingo, as jornadas têm reservados mais workshops, treinos livres e aulas abertas no Pavilhão Municipal, com início às 09h00 e 14h00. No final da tarde, serão atribuídos prémios e menções honrosas.

Os interessados em participar nas visitas guiadas, conferências e jantar medieval, deverão inscrever-se através do e-mail [email protected]. Para as restantes atividades, deverão fazer o mesmo pelo e-mail [email protected].

 

Leia também:

Tudo se come com feijão na festa de Tomar
Menus especiais de vaca e boi velho já chegaram a Gaia
Porto: 8 planos para sair de casa este fim de semana




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend