Financial Times «encantado» com restaurante italiano em Lisboa

Financial Times «encantado» com restaurante italiano em Lisboa
Fiammetta. (João Silva/GI)
A Fiammetta, em Campo de Ourique, «traz um toque romano a um restaurante elegante e bem abastecido», elogia a autora deste artigo publicado no How To Spend It, do Financial Times.

Ludovica Brandão não cabe em si de contentamento em reação ao artigo do How To Spend It que elogia a Fiammeta como um dos melhores restaurantes italianos em Lisboa e no país. «É um grande orgulho, um reconhecimento internacional, não só da cozinha do meu país», começa por dizer à Evasões a proprietária desta mercearia e restaurante italiano em Campo de Ourique.

No artigo intitulado «I was delighted when I discovered this Italian gem in Lisbon» («Fiquei encantada quando descobri esta jóia italiana em Lisboa», em português), a jornalista Mary Lussiana, da revista How to Spent It, do Financial Times, chega mesmo a dizer que duvida que se encontre em Portugal uma refeição italiana melhor que a da Fiammetta.

Na Fiammetta os pratos são feitos com produtos que ali se vendem. (Fotografia de João Silva/GI)

Quando lá esteve, num almoço de reportagem, Mary Lussiana provou alguns dos pratos da nova carta de verão do restaurante, conheceu e experimentou alguns produtos italianos que se vendem na mercearia, no piso inferior da loja, e as reações no local não faziam adivinhar tão grande elogio público. «Fiquei espantada», confessa Ludovica.

«Vou voltar em breve, tendo de experimentar a aparentemente ‘excelente’ carbonara», terminou a jornalista da revista de lifestyle do Financial Times. Ainda a digerir tamanho elogio, Ludovica dedica-o sem hesitar à família e ao trabalho de equipa que tem feito desde há três anos na Fiammetta, no elegante bairro de Campo de Ourique.

Esta mercearia e restaurante italiano fica em Campo de Ourique. (Fotografia de João Silva/GI)

O Fiammetta abriu em 2016 pelas mãos da Ludovica Brandão, casada com um português, e que decidiu aterrar de «malas e bagagens» em Lisboa após 15 anos a trabalhar na área da moda, o que a obrigava a viajar por todo o mundo. O nome, na verdade, é também o de um restaurante da família, gerido em Roma há mais de 70 anos.

Inicialmente, o projeto era para ser apenas uma mercearia de produtos gourmet italianos, mas rapidamente deu lugar a um restaurante cuja carta muda consoante a sazonalidade dos produtos. A carta neste momento em vigor, recheada de pratos de peixe, marisco e massas frescas, foi introduzida em maio e é uma boa razão para lá ir.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

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