Festival que descobriu Silence 4 e Ornatos volta sábado

A 23.ª edição do Festival Termómetro, que ajudou a descobrir nomes conhecidos da música portuguesa, culmina este sábado no Cinema São Jorge, Lisboa, com a atuação dos cinco finalistas a concurso.

O novo sangue musical português vai estar em foco na capital já este sábado. O concurso que ajudou a impulsionar, nos últimos 23 anos, alguns dos nomes mais conhecidos da música portuguesa – casos de Silence 4, Ornatos Violeta, Noiserv, Ana Bacalhau, Capicua, B Fachada e Richie Campbell, entre outros -, regressa este fim de semana a Lisboa.

A final da 23.ª edição do Festival Termómetro, criado em 1994 por Fernando Alvim, tem lugar marcado no Cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade, pelas 21h30 deste sábado, dia 13, e contará com a atuação dos cinco artistas/bandas finalistas a concurso, eleitos através de concursos locais que foram efetuados no Fundão, Porto, Aveiro e Lisboa. Caio, quartoquarto, Planeta Tundra, Jerónimo e Mathilda: um destes nomes vai ganhar uma atuação nos festivais NOS Alive e Bons Sons de 2018, gravar um videoclip e ter acesso a 10 horas de gravação em estúdio.

A qualidade está garantida, promete o criador do projeto. «Estamos perante a melhor edição de sempre. Há um aumento de qualidade de ano para ano porque há cada vez mais músicos, estes estão cada vez mais criativos e há, cada vez mais, melhores condições para fazerem música», conta Alvim, acrescentando que o leque de cinco finalistas é, musicalmente, eclético. «A única tendência que sinto é as bandas cantarem mais em português», frisa.

Para apurar o novo vencedor do Festival Termómetro, no qual já se inscreveram mais de 500 bandas, estará a postos um leque de jurados onde se encontram figuras como, por exemplo, Álvaro Covões, diretor da Everything is New, Nuno Calado, da Antena 3, ou o músico Samuel Úria, entre outros. De resto, a noite não ficará completa sem uma atuação dos Pop Dell’Arte. Os bilhetes para assistir à final de sábado estão à venda por 10 euros.

 

Leia também:

Hotéis portugueses que as estrelas da música preferem
The Portuguese: musical para turistas já tem data de estreia
3 formas de aprender música em Lisboa sem sair de casa