Feira da Regueifa e do Biscoito anima Valongo até domingo

Valongo recebe até domingo a Feira da Regueifa e do Biscoito, além de um mercado quinhentista, em que não vão faltar pão, regueifa, biscoitos e outras especialidades da região. A animação musical também está garantida.

O pão, a regueifa, os biscoitos e outras especialidades gastronómicas estão à prova na Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Quinhentista, que começou esta quarta-feira, 30, na cidade de Valongo, e dura até ao próximo dia 3 de junho (domingo). O evento, que conta com a participação de algumas das principais padarias e biscoitarias da zona, pretende «valorizar e promover o que Valongo tem de mais emblemático»: a regueifa e o biscoito.

A cerimónia de bênção do Pão de Santo António, o concurso da melhor regueifa e de melhor biscoito e o III Capítulo da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito prometem ser pontos altos na programação, que este ano foi alargada para um período de cinco dias, depois do sucesso alcançado nas quatro anteriores edições.

A Feira da Regueifa e do Biscoito tem, em paralelo, animação diária, com recriações históricas, exposições, concertos com artistas portugueses, teatro, dança e folclore, concentrados no eixo central de Valongo, entre as ruas de São Mamede, Dr. Nunes da Ponte, Sousa Paupério, o Largo do Centenário e a Praça Machado dos Santos.

A edição deste ano tem uma vertente solidária e ambiental, segundo a organização, que explica que quanto maior for a quantidade de plástico, vidro e papel recolhida no recinto, maior será o donativo atribuído, numa componente solidária, aos Bombeiros de Ermesinde e de Valongo. A programação completa do evento pode ser consultada aqui.

 

Leia também:

Esta francesinha tornou-se um ícone de Valongo
Ermesinde: A padaria que inventou a regueifa aos folhos
Há uma nova geladaria com sabores a regueifa e biscoitos