Evasões de sexta: Roteiros dentro das muralhas de castelos

evasoes 197 4 dezembro 2019
Eis a capa e os destaques da Evasões desta semana, gratuita com o Jornal de Notícias à sexta-feira e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado.

1. Castelos com vida
Dentro de várias cidadelas, de norte a sul do país, há muita vida a descobrir. Aproveitamos a aproximação do dia 6 de janeiro – Dia dos Reis – para sugerir uma série de passeios entre muralhas onde não faltam restaurantes, museus, oficinas, lojas e, claro, um património único e rico. São seis as preciosidades que destacamos: Valença, Bragança, Castelo Rodrigo, Óbidos, Evoramonte e Monsaraz.

2. Comer e beber
Na Herdade da Pimenteira, em Évora, a família Relvas mostra a sua paixão pelo vinho e pela gastronomia. Aqui, pode ter-se uma experiência de enoturismo despretensiosa e apaixonante. No Porto, os vegetarianos que sentem falta de alta cozinha têm agora uma boa notícia: o chef Michelin Rui Paula tem, na sua Casa de Chá da Boa Nova, um novo menu com 21 momentos (ou 12), integralmente isento de carne e de peixe. Ainda a norte, desta vez em Braga, há um restaurante que é também uma homenagem ao dadaísmo. Projeto dos músicos Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abreu, o Cabaret Voltaire oferece uma carta eclética, com tradição portuguesa, carnes maturadas, fondue e propostas vegetarianas.

3. Passear
Esta semana sugerimos uma escapadinha até Arouca, nomeadamente à Quinta do Pomar Maior, integrada no Arouca Geopark. Esta quinta de turismo rural é um espaço feito de casas e quartos construídos de forma sustentável, com respeito pelas especificidades da região, com árvores de fruto, patos, galinhas e outros animais.

 

Leia também:

Évoramonte: A vila alentejana com um misterioso castelo
Porto: 6 sugestões para o primeiro fim de semana do novo ano
Lisboa: 6 ideias para o primeiro fim de semana de 2019




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend