Evasões à sexta: roteiro em torno dos carnavais de tradição

Capa da Evasões de 22 de fevereiro.
Eis a capa e os destaques da Evasões desta semana, gratuita com o Jornal de Notícias à sexta-feira e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado.

CARNAVAL
Em antecipação da semana de Entrudo, desculpa ótima para umas miniférias a meio do inverno, traçamos roteiros de comer, beber, ficar e passear em torno de três celebrações carnavalescas enraizadas na tradição: os caretos de Lazarim (Lamego) e de Podence (Macedo de Cavaleiros) e os cardadores de Vale de Ílhavo (Ílhavo).

COMER E BEBER
No Porto, o Astória tem um novo chef, que junta ingredientes considerados pobres à sua alta cozinha de inspiração marítima. E há um novo restaurante de comidas do mundo, de espírito descontraído. Em Lisboa, há um novo restaurante sírio no lado oriental da cidade, e o bar do hotel Le Consulat ganhou agora um bistro, com petiscos servidos todo o dia, e cocktails de autor para lhes fazer companhia. O crítico Fernando Melo fala das miudezas e carnes «menos nobres» que fazem a ementa do Picamiolos, a primeira aventura lisboeta do chef alentejano José Júlio Vintém. E, já a fazer-nos pensar em primavera, listamos uma seleção de vinhos brancos para casar com pratos de tempo soalheiro.

PASSEAR
Em Chaves, um convento, que depois foi forte, é hoje um hotel cheio de charme e de história. Histórias, gulodices, boa mesa e mais gulodices são os condimentos de um roteiro porta-a-porta pela Praça Luís Ribeiro, em São João da Madeira. No Alentejo, descobrimos uma nova herdade de turismo rural com carruagens de comboio e barcos transformados em suites, motivo mais do que suficiente para um fim de semana em Campo Maior.

Boas evasões

Evasões de 22 de fevereiro, gratuita com o Jornal de Notícias.

Leia também:

Fortaleza do Guincho: novos pratos sabem a mar e serra
Douro e Vinhos Verdes destacam-se em prémios do vinho
Grande Porto: 3 exposições a não perder

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend