A Evasões de 21 de abril, gratuita à sexta com o DN e o JN

As capas da Evasões (Lisboa/Sul e Porto/Norte) da edição da revista desta semana, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes.

1. Florestas da Grande Lisboa e a vila piscatória da Afurada
Na edição Lisboa & Sul, fazemos um roteiro completo das grandes zonas verdes da Grande Lisboa que convidam – e estão equipadas – para turismo activo, exercícios ao ar livre e para levar toda a família a fazer actividades bem dinâmicas. Da Tapada de Mafra à Mata de Benfica, passando pelo incontornável Parque Florestal de Monsanto, pode contar com um perfil completo de cada um destes espaços, alguns deles junto a estradas movimentadas ou densas zonas urbanas, assim como o que se pode visitar e fazer à volta deles. Na edição Porto & Norte, uma reportagem-roteiro para apreciar a vila piscatória da Afurada em jeito de degustação, com sugestões para passear, comer, visitar e deixar-se estar numa terra que é, provavelmente, a última aldeia urbana de Porto e Gaia.

2. Comer
Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto, incluindo um novo espaço de peixe no Cais do Sodré e um lugar, no Porto, onde as bifanas e os pregos não são comida rápida. Mostramos ainda a nova loja só de azeites portugueses da Baixa de Lisboa e ainda como um antigo teatro da Póvoa de Varzim se tornou um espaço contemporâneo que tem um restaurante, um wine bar, uma livraria e uma galeria de arte. E ainda uma visita ao restaurante Líder, nas Antas, que o nosso crítico descreve com muito agrado.

3. Vinhos
O crítico Fernando Melo conta a história do último moscatel de Azeitão da sua espécie que vai ser engarrafado, o Bastardinho 40 anos.

4. Passear
Um roteiro para descobrir a vibrante nova vida do Rossio, no coração de Aveiro. E ainda tudo sobre o festival de caminhadas que vai acontecer na Serra Algarvia. E porque está a chegar o 25 de abril, aproveitamos para desvendar a agenda cultural de Lisboa em torno da efeméride.