Este petisco nacional é a próxima tendência mundial

A revista norte-americana Bon Appétit fez uma seleção do que acredita serem as cinco tendências do mundo da comida em 2018 e as conservas portuguesas estão em destaque.

Além de destino turístico, Portugal destaca-se também no mapa mundial pela sua boa comida. A sua gastronomia é reconhecida internacionalmente e a publicação norte-americana Bon Appétit não poupou nos elogios à cozinha portuguesa num recente artigo sobre as tendências gastronómicas do novo ano.

«Compreendem a simplicidade melhor do que a maioria», pode ler-se no site da revista americana. E os elogios prosseguem: «Repare na maneira como tratam o peixe e o marisco em Lisboa, preparados de forma simples, com azeite de alta qualidade, com a sensibilidade europeia do verdadeiro mundo antigo».

Para levar um bocadinho desta simplicidade para casa, a Bon Appétit recomenda precisamente as conservas. Um petisco tradicional que tem vindo a ganhar terreno no mercado gourmet. Das sardinhas, ao atum, salmão, polvo ou enguia conservados em azeite, as escolhas são variadas até nas marcas. Para comer diretamente da lata ou, como recomenda a revista, «colocar em cima de uma torrada».

Das várias conservas nacionais a publicação sugere três, a José Gourmet, a Bela Olhão e destaca os produtos da Cego de Maio, conserveira da Póvoa de Varzim. Na fotogaleria acima a Evasões deixa-lhe algumas sugestões de sítios onde pode provar e comprar o melhor peixe enlatado português.

Para além das conservas portuguesas, produto que encabeça a lista da revista Bon Appétit, são ainda destacadas outras quatro tendências gastronómicas para 2018: a raiz de lótus, os Wine Bars (bares de vinho) ao estilo europeu nos Estados Unidos, a torta ahogada mexicana e o pequeno almoço japonês.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

8 motivos para ir ao Porto em 2018, segundo o Telegraph
Filipa Gomes: «Temos cada vez mais orgulho no nacional»
Esta é a cidade portuguesa que a CNN sugere em 2018




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend