Há novos pratos no Duplex a caminho da nova estação

Diogo Marques é o chef à frente do Duplex Restaurante & Bar, no Cais do Sodré, e prepara toda uma carta de verão que ainda vai a tempo de provar.

É um «processo de transição» aquele por que a cozinha do Duplex Restaurante & Bar tem passado nos últimos meses. Depois de ter fechado durante três semanas para remodelar o interior do espaço e de Alberto Oliveira ter assumido o lugar de chef executivo com a saída de Nuno Bergonse, em novembro, foi Diogo Marques, que trabalhou com eles desde a abertura, a assumir a carta de transição do espaço no Cais do Sodré.

Herdar a cozinha de influência oriental com referências europeias do Duplex tem sido um desafio estimulante para o jovem chef que comanda a cozinha a solo, e que por isso apostou com cautela numa carta de transição entre aquilo que os clientes já conhecem e aquilo que virá a tempo da nova estação.

À carta chegou um gaspacho de tomate e melancia, um tataki de atum, ceviche dos melhores peixes que Diogo encontra nas bancas do Mercado da Ribeira (como robalo, garoupa, pampo) ou um risoto de vieiras e polvo com cuscus de brócolos e batata doce. O cuscus a lembrar «o mar, a batata doce cortada de forma triangular para dar sensação de uma nau» a navegar, explica, justificando a criação tão visual com o facto de ter uma ligação especial às artes.

Estes pratos de verão que vão estar disponíveis até meados de setembro refletem muita da influência do trabalho de Diogo Marques com os chefs Alberto Oliveira e Nuno Bergonse. Mas vão dar lugar, em outubro, a mais «referências portuguesas». «Vamos trabalhar muito com os nossos enchidos», adianta o chef, natural da Beira Baixa, no Fundão, terra rica em «bons enchidos e boa fruta».

Mas as novidades não se ficam pelo piso superior do Duplex. Ao bar chegaram também novos secretos de porco em bolo do caco e azeitona com compota de cebola roxa, asas de frango com molho de ostras meio avinagrado e os tataki de atum e ceviche. Para comer com vista para a famosa rua cor-de-rosa, no Cais do Sodré, antes da chegada do outono.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Lisboa: Petiscar no renovado bar do Duplex
Otto: Há novas pizas em forno a lenha no Cais do Sodré
Novo chef e nova carta no Duplex junto ao Cais do Sodré




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend