Coimbra é a capital da banda desenhada até domingo

Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada / Fotografia: DR
A terceira edição da Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada arranca hoje, quinta-feira, e estende-se até domingo, com epicentro na Casa Municipal da Cultura. Entre tertúlias, exposições, filmes e sessões de autógrafos, há atividades para todos.

O evento, que transforma Coimbra na «capital da BD», junta 18 editores e livreiros especializados em banda desenhada. E procura envolver o público, seja em tertúlias e exposições (algumas com direito a visita guiada), seja em sessões de jogos de tabuleiro e no habitual desfile e concurso de cosplay.

A novidade, nesta edição, passa pela internacionalização. A Coimbra BD conta com a presença de Walter Venturi, de Itália, e de r.m. Guéra, da Sérvia, além de cinco autores nacionais ligados à escrita, ao argumento para BD ou à criação artística no campo da ilustração.

André Lima Araújo, Manuel Morgado, Filipe Faria, André Diniz e Ricardo Venâncio vão juntar-se a Walter Venturi e r.m. Guéra nas sessões de autógrafos agendadas para as tardes de sábado e domingo, no átrio da Casa Municipal da Cultura.

A iniciativa tem início no Dia Internacional da Mulher, data que não passa em branco: nesta quinta-feira, às 14.30 horas, é apresentado o Sapata Press, um projeto editorial transnacional, sem fins lucrativos, focado em banda desenhada/quadrinhos de autoras de expressão portuguesa.

Os apreciadores de cinema têm também oportunidade de ver curtas-metragens de animação para a família (inseridas no périplo nacional dos “Filminhos infantis à solta pelo país”, uma programação da associação cultural Zero em Comportamento), bem como curtas-metragens de terror premiadas no festival de cinema MoteLx.

A Coimbra BD, organizada pela Câmara Municipal, com a colaboração de entidades como a Casa da Esquina/Graal e a livraria Dr. Kartoon, estende-se ainda à Galeria Pedro Olayo (filho), no Convento São Francisco, que acolhe, até 8 de abril, uma exposição de ilustração de João Vaz de Carvalho. Assim se desenha um programa para famílias e não só.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Pedro Monteiro, 64, Coimbra


GPS
Latitude : 40.2093159
Longitude : -8.415498699999944

Leia também:

Uma doçura de café com gatos na Baixa de Coimbra
5 sítios em Coimbra que os estudantes devem conhecer
Avenida João das Regras de Coimbra para descobrir