Chef Rodrigo Castelo vence concurso Troféu Portugal 2018

O chef e proprietário do Taberna Ó Balcão, em Santarém, foi o grande vencedor do concurso Troféu Portugal, que presta homenagem à cozinha portuguesa.

Sopa de peixe do rio com ovas de barbo, jardineira de caracoletas e lagostim do rio, e capado assado no forno com arroz da matança foram alguns dos pratos tradicionais que Rodrigo Castelo preparou, em homenagem à cozinha portuguesa, aos seu produtos e técnicas.

O chef, de 38 anos, destacou-se de entre os cinco concorrentes a concurso com um menu que espelhou as suas raízes ribatejanas e que lhe valeu a melhor pontuação. «É o prémio maior da nossa cozinha. Trabalhei muito, foram muitas horas de dedicação e sinto-me muito feliz», diz o chef em comunicado, onde também dedica o título à sua equipa. Além da distinção, Rodrigo Castelo recebe ainda um prémio monetário de 5 mil euros.

O concurso, que teve lugar no Mercado de Arroios, em Lisboa, distinguiu também o melhor prato regional em harmonização com cerveja Super Bock Selecção 1927, atribuído ao arroz de pica no chão, de Luís Gaspar.

O Troféu Portugal tem como objetivo homenagear os produtos portugueses, servindo-se tanto dos modelos de confecção tradicional das cozinhas regionais, como da cozinha contemporânea. Assim, além de Rodrigo Castelo participaram também no concurso outros cozinheiros portugueses, a saber: Arnaldo Azevedo, do Restaurante Palco, no Porto, Luís Gaspar da Casa Lisboa, Mário Ramos e ainda Nuno Fernandes.

Já o painel de júris contou com os chefs de cozinha Miguel Castro e Silva, Nuno Diniz, Orlando Esteves, José Júlio Vintém e Rui Martins.

Leia também:

Crítica de Fernando Melo: Taberna Ò Balcão, Santarém
A receita do bife de atum à portuguesa do chef Castelo
A receita de pica-pau do chef Rodrigo Castelo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend