Cascais: ir ao mercado da vila como nos tempos da corte

Cascais: ir ao mercado da vila como nos tempos da corte
O Mercado da Vila deixar-se-á contagiar pelo espírito do século XIX através da recriação de ambientes e figuras de outros tempos.
Desde 2012, o Mercado da Vila de Cascais reabilitou-se sem perder de vista tradições antigas do concelho. De 26 a 28 de maio, recuando à época do reinado de D. Carlos, será possível irmos às compras como se estivéssemos no século XIX.

Rezam as crónicas da muito antiga vila de Cascais que, no século XIX, se realizava ali o Mercado do Ferro, onde acudiam, vindos de várias freguesias e concelhos vizinhos, agricultores e artesãos para vender produtos caseiros como pão, fruta, hortaliças, enchidos, azeite, vinho, mel, entre outros.

No fundo, uma tradição que o Mercado da Vila, instituído há cerca de 65 anos mas remodelado a partir de 2012, tem procurado manter no seu dia a dia — sobretudo às quartas e sábados de manhã, dias do mercado saloio. Ainda assim, e para que esta memória não se perca de vez, em 2016 foi organizada a 1ª edição do Mercado da Corte; a adesão foi tão boa que este ano, entre 26 e 28 de maio, repete-se a história.

Para o último fim de semana de maio, o Mercado da Vila — perdão, Mercado da Corte — deixar-se-á contagiar pelo espírito do século XIX através da recriação de momentos e ambientes protagonizados por figuras de outros tempos como o amola-tesouras, o canastreiro, o cesteiro, o licoreiro, o moleiro, o oleiro, o perfumista, o queijeiro, o sapateiro, a tecedeira e, não poderia falta à festa, um vendedor da banha da cobra. Suas altezas reais, o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia, também marcarão presença, para além de atrações como uma exposição de carroças de tração animal da época ou, a pensar nas crianças, a possibilidade de contactar de perto com burros ou galinhas.

Não sendo uma novidade, o mercado saloio far-se-á representar igualmente nos três dias do evento, uma boa oportunidade portanto para abastecer a despensa com produtos frescos e tradicionais da região (frutos secos, vegetais, enchidos, frutas, especiarias, entre outros), ficando a parte dos comes e bebes assegurada por uma típica taberna. Falta apenas falar da animação, a cargo de ranchos, nas noites de sexta e sábado, e dos clássicos “Teatros de Robertos”, com espetáculos entre as 16h00 e as 18h30 no domingo. Saiba mais em facebook.com/MercadodavilaCASCAIS

Informações úteis:
Entrada: gratuita
Horários: sexta-feira, das 17h00 às 22h00; sábado, das 10h00 às 22h00; domingo, das 12h00 às 20h00
Deslocação: a CP associa-se ao Mercado da Vila durante este fim de semana e será possível os visitantes fazerem a viagem de ida e volta ao Mercado da Corte de comboio pelas linhas de Cascais, Sintra/Azambuja e Sado pelo preço de 2 euros
Estacionamento: O Mercado da Vila possui parque de estacionamento

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Champanheria com petiscos já abriu em hotel do Estoril
Uma casa em Cascais que é restaurante vegetariano, café, bar e galeria de arte
Cascais: conheça a avenida com mais movimento da Parede




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend