Capão à Freamunde? Já se pode pedir apenas uma dose

Arranca esta sexta-feira, dia 1 de dezembro, a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, com uma novidade: já não é preciso encomendar um galo inteiro para saborear a especialidade. Basta pedir uma dose.

Produtores, castradores e apreciadores garantem que a carne deste galináceo é mais tenra e suculenta do que a de outro qualquer. E que, quando assado, adquire um sabor único – segundo a lenda do capão à Freamunde, é essa qualidade que conquista reis e imperadores desde o tempo do cônsul romano Caio Cânio. Todos os anos, é possível apreciar este galo, capado entre os três e os quatro meses de idade, na semana gastronómica que lhe é dedicada, em Freamunde.

Na verdade, são quase duas semanas, a arrancar hoje e a prolongar-se até dia 13, com a novidade de se poder pedir, à mesa dos quinze restaurantes aderentes, o capão à dose. A tradição manda servir o capão inteiro, que alimenta seis a oito pessoas, mas a XII edição da Semana Gastronómica do Capão à Freamunde irá possibilitar, pela primeira vez, esta modalidade que poderá levar mais pessoas àquela freguesia de Paços de Ferreira. «Assim, qualquer pessoa pode chegar ao restaurante e comer capão. Não há necessidade de encomendar previamente», explica o vereador Paulo Sérgio Barbosa.

A receita tradicional de Freamunde manda rechear o bicho com os seus miúdos, presunto e salpicão e servi-lo assado, com batatas e legumes. Este ano, a autarquia anunciou sete novos embaixadores deste produto regional, todos eles chefs com estrela Michelin, como Miguel Laffan, do L’And Vineyard.

Restaurantes aderentes:
Aidé, Paços Ferrara Hotel
Adega Regional Quim Cancela, Freamunde
A Presa, Freamunde
A.REI.A, Paços de Ferreira
Bom Garfo, Freamunde
Casa Anhinho, Arreigada
Casa de São Francisco, Freamunde
Lareu’s, Freamunde
O Gusto, Freamunde
O Marceneiro, Paços de Ferreira
O Penta 2, Paços de Ferreira
O Telheiro, Paços de Ferreira
O Tarasco, Figueiró
São Domingos, Carvalhosa
Tapper Fine Food Special Drinks, Paços de Ferreira

Web: facebook.com/capaofreamunde

 

Leia também:

A matéria-prima do chef Marco Gomes #3: o galo
Porto: 8 restaurantes para jantares de grupo
Sete restaurantes até 15 euros para comer bem no Porto