Bicicleta pode ser opção nas deslocações diárias essenciais, diz associação

Durante o Estado de Emergência são apenas permitidos os "passeios higiénicos" de curta duração. (Fotografia de Global Imagens)
A MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta afirma que o uso da bicicleta “deve ser apoiado e encorajado” nas “deslocações estritamente necessárias e permitidas durante a presente situação e Estado de Emergência”.

Optar pelo uso de bicicleta em vez do automóvel particular ou dos transportes públicos pode ser uma boa opção para as deslocações essenciais durante o atual Estado de Emergência, diz a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, destacando os vários benefícios deste meio de locomoção.

Alegando que o “uso da bicicleta durante a pandemia Covid-19 é seguro desde que asseguradas as indicações oficiais de proteção da saúde pública”, a MUBi explica que ao andar de bicicleta as pessoas “tipicamente mantêm a distância mínima de segurança de 2-3 metros para evitar contágios” e “têm, também, menor propensão para tocar em objetos potencialmente contaminados no espaço público”.

Num comunicado enviado às redações, aquela associação acrescenta que “a bicicleta tem um papel importante na manutenção da resiliência dos sistemas de transporte, proporciona serviços de distribuição e entregas, substitui viagens em automóvel e ajuda a descongestionar os transportes públicos”.

O uso da bicicleta deve ser – assim entendem – “apoiado e encorajado” nas “deslocações estritamente necessárias e permitidas durante a presente situação e Estado de Emergência”. Para tal, a MUBi enviou uma “comunicação” aos membros do Governo e “entidades competentes” a pedir “maior segurança a quem se desloca a pé e em bicicleta”.

O alargamento de passeios e fecho de certas ruas ao tráfego motorizado, a imposição de 30 km/h como velocidade máxima permitida dentro das localidades e uma fiscalização “mais intensa e diligente na redução de comportamentos de risco” são algumas das medidas propostas que constam da referida comunicação.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend