Vintage 2017 da Niepoort é o vinho do Porto com melhor avaliação internacional

Dirk Niepoort (Fotografia: DR)
O Vintage 2017 da Niepoort foi considerado o “Melhor Vinho Fortificado do Mundo” no concurso Best Wine of the World 2021, esta terça-feira, 27 de janeiro, Dia Internacional do Vinho do Porto.

O Vinho do Porto Vintage 2017, produzido pela Niepoort, foi considerado o “Melhor Vinho Fortificado do Mundo” no concurso Best Wine of the World 2021, ao qual concorreram 20.675 vinhos de 115 países de todo o Mundo. A classificação resulta de uma votação de 190 mil profissionais e enófilos na plataforma islandesa online Tastingbook.com.

Dirk Niepoort, presidente da centenária Casa Niepoort, diz que esta distinção do Porto Vintage 2017 não é propriamente “uma surpresa”. Quando apresentou este vinho ao mercado, em junho de 2019, qualificou-o como “o vinho do Porto mais perfeito” que já provara. “Os 100 pontos atribuídos pelo influente crítico de vinhos Robert Parker também já reconheciam publicamente um elevado e invulgar grau de qualidade”, lê-se num comunicado da empresa divulgado hoje.

O vinho premiado custa 90 euros. (Fotografia: DR)

Fernando Melo, crítico de comida e vinhos da revista Evasões, concorda que se trata de um “belíssimo” exemplar – não foi por acaso que lhe atribuiu 19 valores (em 20). Na sua habitual crítica, escreveu que o Vintage Porto 2017, “um vintage único”, apresenta “harmonia e equilíbrio” e marca um “novo paradigma de vinho do Porto”. “É o mais tânico de todos os vintages Niepoort, mas ao mesmo tempo também o mais mineral e de taninos mais finos de sempre”.

O Vinho do Porto Vintage 2017 foi criado a partir de vinhas velhas (com idades entre os 60 e os 100 anos) no Cima Corgo, sendo constituído por uvas de vinhas co-plantadas, pisadas a pé, em lagares de granito, com 100% de engaço. “Esta crença na mistura de castas, como eram plantadas as videiras antigamente – é uma das apostas de longa data de Dirk Niepoort e permite sabores únicos e diferentes de terroir para terroir”, lê-se no comunicado.

A plataforma Tastingbook.com recebeu mais de 3 milhões de votos. Após o período de votação, apenas os 100 vinhos mais votados, organizados em seis categorias diferentes, disputaram as finais em dezembro de 2020. Nestas, os vinhos foram avaliados e classificados duas vezes através de provas cegas pelo júri de profissionais da Tastingbook.com. Após esta distinção, o Vintage 2017 ganha um lugar ao lado de outros grandes “vintages” da Niepoort como os de 1927, 1942, 1945, 1955 ou 1970.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend