Atlantic Ferries não confirma adesão ao Navegante na ligação a Troia

Atlantic Ferries não confirma adesão ao Navegante na ligação a Troia
(Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
A empresa que assegura o transporte fluvial entre Setúbal e Troia afirmou em comunicado que «não recebeu qualquer proposta» relativamente à sua inclusão no passe Navegante.

Afinal, parece que este verão o novo passe metropolitano Navegante não será válido nas carreiras fluviais que fazem a ligação entre Setúbal e a Península de Troia. Em comunicado enviado à revista Evasões, a Atlantic Ferries afirma que «não recebeu qualquer proposta que envolva esta sociedade, tendo em vista a extensão do passe Navegante às suas operações de transporte fluvial que unem Setúbal e Tróia, pelo que as notícias vindas a público não têm qualquer fundamento».

Em causa estaria o facto de a concessionária poder vir a ser abrangida pelo novo passe Navegante, que entrou em vigor em toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em abril, o que significaria que os catamarãs de passageiros que fazem a ligação entre Setúbal e Troia se tornariam economicamente mais acessíveis, sobretudo para quem procura as praias daquela península nos meses de verão.

A Câmara Municipal de Setúbal chegou a dar como certa a inclusão da Atlantic Ferries no novo Navegante – conforme noticiou a Lusa no mês de maio -, mas já na altura o primeiro secretário da AML, Carlos Humberto, disse que, apesar de estar confiante «num entendimento com a CIM do Alentejo Litoral» [uma das entidades envolvidas nas negociações], o processo ainda estava a decorrer e não havia ainda «um acordo formal».

No comunicado enviado esta terça-feira, 18, à Evasões, fonte oficial da Atlantic Ferries esclarece que «não recebeu qualquer proposta» nesse sentido, e lembra que «é uma concessão que não aufere qualquer comparticipação pública pela sua atividade, nomeadamente indemnizações compensatórias, apesar de prestar um Serviço Público de Transporte Fluvial de Passageiros, Veículos Ligeiros e Pesados e de Mercadorias entre Setúbal e a Península de Troia».

«Esta situação impõe que o seu preçário reflita os custos da operação e os avultados investimentos realizados», conclui o comunicado. Neste momento, um bilhete de ida e volta para Troia, para um passageiro apeado no catamarã, custa 7,20 euros. São duas as embarcações que executam regularmente o serviço, cada uma delas com capacidade para 350 passageiros.

 

Leia também:

As praias paraíso da Arrábida estão a perder areia
Troia tem um passadiço sobre dunas com 2 mil anos
Setúbal: esta empresa vende bolas-de-Berlim de barco




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend