Novo projeto valoriza artesanato e gastronomia algarvios

Juntar artesãos a designers é uma das ideias do Algarve Craft & Food.(Fotografia: DR)
O Algarve Craft & Food, agora lançado, pretende promover o artesanato e gastronomia da região através de iniciativas de turismo cultural e criativo.

O artesanato e a gastronomia do Algarve vão sair reforçados, em breve, com as ações previstas pelo Algarve Craft & Food, o novo projeto que junta a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Tertúlia Algarvia, a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade e a Associação Turismo do Algarve.

“O objetivo é valorizar e promover as tradições, a gastronomia, a cultura e o património natural como ativos para potenciar a oferta de turismo cultural e criativo”, anunciou a RTA num comunicado enviado às redações. A ideia é atrair turistas a “locais tradicionalmente com menor afluência, como as zonas rurais e o interior algarvio”.

Os saberes e sabores do território algarvio saem valorizados. (Fotografia: DR)

 

Para isso, o Algarve Craft & Food prevê “apoiar a preservação e a revitalização de práticas e costumes tradicionais” colocando os artesãos e produtores em contacto com “designers e chefs de cozinha” inovadores. O resultado, por um lado, será um aumento das “fontes de rendimento de artesãos e dos produtores alimentares locais” e, por outro, a atração de mercados nacionais e internacionais como os EUA e a Europa.

“Este projeto é também especialmente relevante porque vem colocar o Algarve na vanguarda das tendências no setor do turismo, nos conceitos de ‘slow made’ e ‘slow food’. Vem promover uma oferta que convida o turista a vivenciar a região ao ritmo da vida local, da comunidade e dos seus saberes e sabores”, sublinhou João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, citado em comunicado.

A realização de residências criativas e workshops técnicos para artesãos, designers, produtores agroalimentares locais e chefs de cozinha; a organização de laboratórios criativos de gastronomia tradicional algarvia; de um seminário sobre internacionalização de artesanato e produtos alimentares locais e o desenvolvimento de novos produtos de artesanato e programas de turismo são algumas das atividades projetadas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend