Alentejo e Douro nos 10 melhores destinos europeus de vinhos

As regiões vinícolas portuguesas foram escolhidas pelos utilizadores da plataforma European Best Destinations. Portugal está mais uma vez de parabéns.

As regiões vinícolas do Alentejo e do Douro foram eleitas entre os 10 melhores destinos de vinho da Europa, na plataforma European Best Destinations da organização European Consumers Choice.

Na lista, as vinhas nacionais surgem ao lado de Bordeaux (França), Toscânia (Itália), Champagne (França), Catalunha (Espanha), Piemonte (Itália), Vale do Rhone (França), Ístria (Croácia) e Santorini (Grécia).

«Os vinhos são emblemáticos da região» do Alentejo, escreve o site com base em informação do Turismo de Portugal, precisando que existem mais de 250 produtores com uma área de cultivo na ordem dos 22 mil hectares.

Nas sugestões de visita, surge o Festival da Vinha e do Vinho que se realiza em Borda em novembro. «No centro histórico há várias tasquinhas, alguns com enormes potes de vinho, onde o vinho dantes era feito». A Confraria dos Enófilos do Alentejo, que realiza uma rota por Cabeção e Vila de Frades, é também recomendada aos visitantes, assim como a Enoteca e o Museu do Vinho em Redondo.

O Vale do Douro destaca-se pelas vinhas que se estendem em socalcos ao longo do rio e cujos acessos se podem fazer por estrada, comboio, num cruzeiro ou de helicóptero. As paisagens «de tirar a respiração», as visitas às adegas e vilas até chegar a Miranda do Douro também entram no roteiro. Já em Vila Nova de Gaia, sugere-se andar nos tradicionais barcos rabelos.

Estes prémios, que resultam de milhares de votações online, são atribuídos pela European Consumers Choice, uma organização independente e sem fins lucrativos que promove mais de 260 destinos europeus, em diversas categorias, através do portal European Best Destinations.

 

Leia também:

Praia de Galapinhos eleita a mais bonita da Europa
Porto: sete restaurantes na praia para ver o pôr do sol
O vinho preferido de Emmanuel Macron é alentejano

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend