Lourinhã: aguardente inspira 40 receitas de restaurantes locais

aguardente Lourinhã, Grande Lisboa, quinzena gastronómica
Quinze restaurantes do concelho da Lourinhã vão cozinhar cerca de 40 receitas com aguardente local. (Fotografia: DR)
A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” está a comemorar 25 anos e vai dedicar dez dias à aguardente com 40 receitas criativas, servidas em 15 restaurantes.

Cocktail com aguardente, peixe marinado com citrinos e aguardente, foie gras com aguardente, gambas flamejadas com aguardente… É fácil perceber que esta bebida típica da Lourinhã será o denominador comum das cerca de 40 receitas preparadas por 15 restaurantes durante a 6ª quinzena gastronómica dedicada à aguardente local.

A juntar aos pratos acima descritos, o menu inclui uma salada de outono, spaghetti al nero di gamberi e batata doce com bacon aromatizado como pratos principais, todos feitos com aguardente DOC Lourinhã. Nas sobremesas – entre as quais mousse de chocolate, pudim de café e cheesecake de caramelo e ananás – a inspiração não será diferente.

A única região demarcada do país somente para produção de aguardentes, que engloba cinco municípios do concelho da Lourinhã, sai ainda beneficiada com a realização de uma visita à Adega Cooperativa da Lourinhã, no dia 18 de novembro, às 15h00 (mediante inscrição prévia).

A Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã, única em Portugal para a produção exclusiva de aguardentes vínicas, é uma das três regiões demarcadas da Europa e «uma das três melhores do mundo», nas palavras do vereador João Serra,
com o pelouro do Turismo e Competitividade da Câmara Municipal da Lourinã.

A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, que decorre entre 16 e 26 de novembro, é organizada pela autarquia em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol e os restaurantes aderentes – veja quais aqui. Visitá-los poderá ser um bom pretexto para seguir este roteiro da Evasões pelo concelho da Lourinhã.

 

Leia também:

Família: dinossauros e fósseis para ver em novembro
Lourinhã vai ter um ninho de dinossauros feito de chocolate
Chegaram os bombons de aguardente velha criados em Monção




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend