Lourinhã: aguardente inspira 40 receitas de restaurantes locais

aguardente Lourinhã, Grande Lisboa, quinzena gastronómica
Quinze restaurantes do concelho da Lourinhã vão cozinhar cerca de 40 receitas com aguardente local. (Fotografia: DR)
A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” está a comemorar 25 anos e vai dedicar dez dias à aguardente com 40 receitas criativas, servidas em 15 restaurantes.

Cocktail com aguardente, peixe marinado com citrinos e aguardente, foie gras com aguardente, gambas flamejadas com aguardente… É fácil perceber que esta bebida típica da Lourinhã será o denominador comum das cerca de 40 receitas preparadas por 15 restaurantes durante a 6ª quinzena gastronómica dedicada à aguardente local.

A juntar aos pratos acima descritos, o menu inclui uma salada de outono, spaghetti al nero di gamberi e batata doce com bacon aromatizado como pratos principais, todos feitos com aguardente DOC Lourinhã. Nas sobremesas – entre as quais mousse de chocolate, pudim de café e cheesecake de caramelo e ananás – a inspiração não será diferente.

A única região demarcada do país somente para produção de aguardentes, que engloba cinco municípios do concelho da Lourinhã, sai ainda beneficiada com a realização de uma visita à Adega Cooperativa da Lourinhã, no dia 18 de novembro, às 15h00 (mediante inscrição prévia).

A Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã, única em Portugal para a produção exclusiva de aguardentes vínicas, é uma das três regiões demarcadas da Europa e «uma das três melhores do mundo», nas palavras do vereador João Serra,
com o pelouro do Turismo e Competitividade da Câmara Municipal da Lourinã.

A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, que decorre entre 16 e 26 de novembro, é organizada pela autarquia em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol e os restaurantes aderentes – veja quais aqui. Visitá-los poderá ser um bom pretexto para seguir este roteiro da Evasões pelo concelho da Lourinhã.

 

Leia também:

Família: dinossauros e fósseis para ver em novembro
Lourinhã vai ter um ninho de dinossauros feito de chocolate
Chegaram os bombons de aguardente velha criados em Monção