Agora há mais tempo para concorrer às sardinhas das Festas de Lisboa

As sardinhas vencedoras da edição de 2019. (Fotografia: DR)
O Concurso Sardinhas Festas de Lisboa’20, que começou no dia 5 de março, foi prolongado até ao dia 30 de abril, para todos terem mais tempo de desenhar - ou melhorar - as sardinhas ícone das festas, em casa.

O prazo do concurso que elege as 10 sardinhas ícones das Festas de Lisboa 2020 foi prolongado até ao dia 30 de abril, informou a EGEAC, que organiza as festas, em comunicado. A 10ª edição do concurso criativo começou no dia 5 de março e acabaria, supostamente, no dia 6 de abril.

“Em tempo de quarentena, podemos e devemos ficar em casa, mas a criatividade, essa, ninguém a pára e por isso decidimos prolongar por mais um mês o Concurso Sardinhas Festas de Lisboa’20”, lê-se. No final vão ser distinguidas 10 sardinhas “e todas serão protagonistas da campanha de comunicação” das festas populares.

Ricardo Ramos (artista plástico que assina como Xico Gaivota e tem feito obras com lixo recolhido nas praias), Inês Lopes Gonçalves (radialista e apresentadora de televisão), Afonso Cruz (escritor, realizador, ilustrador e músico) e Jorge Silva (o Pai da Sardinha) são os jurados responsáveis por eleger os vencedores do concurso geral.

As sardinhas vencedoras das menções honrosas na edição de 2019. (Fotografia: DR)

Cabe depois à apresentadora e atriz Cláudia Semedo, juntamente com Jorge Silva, escolher a melhor proposta da Turma da Sardinha, concurso integrado no geral e em que participam alunos das escolas nacionais do ensino básico. O prazo para concorrer é o mesmo que o do concurso geral.

Segundo se lê no regulamento, no ponto relativo aos requisitos essenciais das propostas, “as propostas de sardinha podem ser realizadas em qualquer técnica, manual (sobre papel/cartolina, colagem, fotografia ou objetos tridimensionais) ou digital”. As candidaturas podem ser individuais ou em coautoria, no máximo de três por candidato.

O prazo estendido pelo Concurso Sardinhas Festas de Lisboa’20, até 30 de abril, destina-se à entrega de novas submissões ou a quem concorreu, mas quer “dar os últimos retoques na proposta, alterá-la ou acrescentar” outras. As seis sardinhas vencedoras do concurso geral recebem um prémio no valor de 1,500 euros. A sardinha vencedora do concurso Turma da Sardinha recebe um prémio de igual valor e são atribuídas ainda três menções honrosas, por votação online do público.

 

Notícia corrigida às 12h33 do dia 01 de abril de 2020 relativamente ao número de sardinhas premiadas e atualizada com informação acerca dos prémios.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend