A Feira da Foda está de volta a Monção. Saiba do que se trata

Pias, em Monção, vai receber uma nova edição da Feira da Foda - inspirada num prato cujo nome se popularizou a partir de uma tradição - com expositores de vinhos da região, artesanato e música popular nos próximos dias 9, 10 e 11 de março.

A feira de «nome ousado e sabor autêntico», como a descreve o município de Monção, está de regresso à localidade de Pias com um programa de degustação do cordeiro à moda de Monção, conhecido como «Foda à Monção». Trata-se de um prato de cordeiro feito em forno a lenha que se tornou, «desde há vários anos, uma referência na gastronomia monçanense», e que deve o seu nome peculiar a uma tradição antiga da população.

“Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água. Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”», contextualiza o município de Monção em comunicado.

O termo «vulgarizou-se» e o prato adotou popularmente o nome de Foda à Moda de Monção, chegando até aos dias de hoje como um dos principais patrimónios gastronómicos do concelho, com honras de feira que já vai para a segunda edição. A acompanhar o prato de cordeiro haverá vinhos de produtores da região (alvarinho, tinto e espumante) e expositores de artesanato, de produtores de rés e máquinas agrícolas.

Já a animação musical fica a cargo de vários grupos de música popular, como os Cantares da Ribeira (dia 9 às 18h30) e o grupo Sons do Minho, que celebrizou o tema «Vamos à Foda» (dia 11, às 18h00). O evento inclui ainda a cerimónia do II capítulo de entronização da Confraria da Foda, fundada em 2016 com o objetivo de «dar a conhecer a Foda enquanto prato integrante do receituário tradicional e regional, promover o concelho e região e fomentar o turismo».

 

Leia também:

Quinta em Monção com vinho, chocolate e chá
Monção e Melgaço brindam ao vinho com evento especial
Chegaram os bombons de aguardente velha criados em Monção