A Evasões de 9 de fevereiro, gratuita à sexta com o DN e o JN

A capa da Evasões de 9 de fevereiro, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes desta edição.

1. Camas de sonho
Vamos para a cama? É inevitável o trocadilho maroto, com o Dia dos Namorados à porta. Porém, estas 10 camas, ainda que cheias de romantismo, valem uma evasão a dois em qualquer altura do ano: do leito da rainha D. Carlota Joaquina ao hotel futurista onde se controla todo o quarto sem levantar a cabeça da almofada, há camas para todos os gostos. Dosséis, vistas de serra, céus estrelados e colchões de água incluídos.

2. Carnaval de barriga (e alma) cheia
Torres Vedras é Carnaval. Por estes dias, é nisso que se pensa nesta pequena cidade do Oeste. Pequena, porém cheia de boas moradas a reter – especialmente, no capítulo da boa mesa, que isto da folia não se resolve de barriga vazia (nem de copo vazio). Porém, esses motivos de visita – a par da oferta cultural, da história e dos incontornáveis pastéis de feijão – não se esgotam nestes três dias: nesta Evasões traçamos um roteiro à prova de épocas do ano.

3. Comer e beber
Pela primeira vez, um português recebeu o grande prémio da Academia Internacional de Gastronomia. José Avillez foi apontado como «o melhor cozinheiro do ano», e nós assinamos por baixo. É a cozinha portuguesa que está de parabéns. E o panorama da restauração nacional não para de mexer. Esta semana, damos conta da abertura de dois restaurantes de fusão (um de sushi, outro italiano) em Lisboa, de uma casa de empadas em Setúbal e de um sítio especializado em francesinhas em Famalicão. E o nosso crítico encontrou a felicidade à beira-ria, num templo do peixe da Gafanha da Encarnação (Ílhavo). Falamos ainda de vinhos alentejanos para quem procura a novidade, passando a pente fino o portfólio de um produtor no Norte do Alentejo.

 

Leia também:

Destino português entre os 50 melhores para férias este ano
6 restaurantes no Porto onde se começa (ou acaba) no bar
Dia dos Namorados: quanto pagam os casais para jantar?