A Evasões de 21 de outubro, gratuita à sexta com o DN e o JN

As capas da Evasões (Lisboa/Sul e Porto/Norte) da edição da revista desta semana, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes.

1 – A moda das cervejas artesanais, que a cada ano aumentam em número de novas marcas e de referências, levou-nos a procurar o que está por trás deste fenómeno de popularidade. Por trás de uma cerveja artesanal, há sempre um cervejeiro e fomos conhecer as histórias dos cervejeiros nacionais e os lugares onde são feitas algumas das (boas) marcas portuguesas, em Braga, Coimbra, Porto e Lisboa. Estes lugares são os chamados brewpubs ou tap rooms e temos até alguns bem no miolo das cidades, como é o caso da Fábrica da Picaria, que vai abrir em novembro na Baixa do Porto. Algumas destas marcas começaram até a produzir lúpulo, recuperando essa cultura abandonada.

2 – Um dos mais conhecidos chefs do Porto, Marco Gomes, e um dos mais antigos galeristas da cidade, Fernando Santos, juntaram-se para criar um restaurante onde se faz comida de autor e se expõe arte contemporânea. Fomos conhecer o novo Oficina, no Quarteirão das Artes.

3 – Pela primeira vez, o nosso crítico de comida, Fernando Melo, deu o pleno de cinco estrelas a um restaurante. Trata-se do Ocean, em Lagoa, no Algarve, e Fernando Melo conta tudo sobre a sua experiência excecional.

4- O roteiro desta semana é todo dedicado ao coração de Coimbra. Entre o Quebra Costas e a Sé Velha, propomos um percurso para estar bem, comer e beber bem, passear, descansar num hostel que já alojou uma escola de música e a maternidade e ainda, claro, ouvir fado.