A Evasões de 20 de abril, gratuita à sexta com o DN e JN

A Evasões desta semana, gratuita à sexta-feira com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes desta edição especial dedicada a Ponte de Lima.

1. Turismo equestre
Há o lado do turismo dos cavalos, pelo calendário de eventos que, durante o verão, fazem de Ponte de Lima capital da arte equestre. Por outro, há o turismo a cavalo, com passeios pela natureza, batismos hípicos, poisos de charme com garranos à vista e uma escola de póneis que faz as delícias de pequenos cavaleiros. Numa e noutra vertente, acumulam-se os pretextos para uma evasão, a trote ou a galope.

2. Comer e beber
Ponte de Lima tem fama de ser terra onde se come bem, em quantidade e em qualidade. Para essa fama e proveito muito contribuem as tabernas que, sobrevivendo a modas passageiras, continuam a servir tradição, em ambiente familiar e de grande cumplicidade com quem se senta à mesa. Para abrir o apetite, damos um punhado de moradas a ter debaixo de olho – onde não faltam o bacalhau frito, as carnes de criação própria, os legumes da horta e o verde tinto em malga. Além disso, falamos também de cerveja artesanal, hidromel, vinhos da casta loureiro e de um bar revolucionário.

3. Passear
A Ecovia das Lagoas é um de quatro percursos sinalizados que convidam a descobrir o interior do território limiano de bicicleta. Ao longo destes 9 quilómetros, há aldeias e campos, palácios e moinhos, rios cristalinos e tesouros naturais. E uma paragem atempada no «lado B» de Ponte de Lima. Para explorar em roteiro livre, seguimos depois os passos da rota das camélias, por entre parques públicos e jardins de palácios, corremos à lupa o Largo Dr. António Magalhães e damos a descobrir dois refúgios de tranquilidade, um no coração da vila, o outro rodeado de campo.

Leia também:

Porto: Há bons motivos para conhecer o Carvalhido
Porto: Bolos da «Mais Gulosa» chegaram à Marques Soares
Descubra a que sabe o «melhor gelado português»

Não Perca