A Evasões de 15 de dezembro, gratuita à sexta com o DN e o JN

A capa da Evasões de 15 de dezembro, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes desta edição.

1. Vinhos para a consoada
No que respeita ao prato, os rituais têm muita força, e os suspeitos do costume não podem faltar à mesa: bacalhau, peru, polvo, bolo-rei, frituras. No acompanhamento líquido, porém, sobra espaço de manobra para explorar, combinar, elevar a fasquia. O nosso crítico reuniu 30 vinhos para harmonizar com outras tantas declinações dos sabores de Natal.

2. Natal de hotel
Uns porque não têm casa que chegue para juntar toda a família. Outros porque não querem passar os dias enfiados na cozinha. E há ainda aqueles que, por uma vez que seja, querem romper com o costume. Para todos eles, reunimos onze propostas de banquetes de Natal – nas versões tradicional, de autor e vegetariana – em restaurantes de hotel de Lisboa e Porto.

3. As estrelas da Serra
O queijo artesanal é indissociável do território. Tal como a mesa posta, as paisagens imensas, o aconchego de uma lareira acesa, o aprumo das aldeias de pedra. E, cereja no topo, um poiso de charme, para uma evasão de fim de semana na serra da Estrela.

4. Comer e beber
No Porto, há um bar dedicado ao vermute e um novo restaurante com mão do chef multi-estrelado Joachim Koerper. Em Lisboa, Chakall abriu uma pizaria com cocktails poéticos, há um cantinho de sopas asiáticas em São Bento e o crítico Fernando Melo descobriu uma casa de sushi irrepreensível em São Domingos de Benfica (e com um sushiman de nível mundial ao leme).

 

Leia também:

Onde se comem boas pataniscas em Lisboa?
Bolo-rei vegan? Sim, já existe e está à venda
Lagos: há bons motivos para a descobrir no inverno