A Evasões de 14 de outubro, gratuita à sexta com o DN e o JN

Evasões de 14 de outubro
As capas da Evasões (Lisboa/Sul e Porto/Norte) da edição da revista desta semana, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes.

1 – Nesta Evasões, desviamos as atenções para os subúrbios, onde revelamos algumas pérolas de cidades como Vila Nova de Gaia, na edição norte, e Odivelas, na edição sul. Fomos à descoberta, mas também à procura do confronto com o óbvio – por exemplo, todos sabemos que existe em Gaia a Casa-Museu Teixeira Lopes, mas quantos de nós terão lá entrado? E quantos realmente podem dizer que conhecem o mosteiro de Odivelas? Em ambos as cidades, satélites do Porto e de Lisboa, descobrimos bons – e às vezes surpreendentes – lugares de estar, passear, comer e apreciar que merecem uma evasão. Mesmo estando à margem de todos os circuitos turísticos e da moda.

2 – Na Lourinhã, faz-se a única aguardente portuguesa com região demarcada própria. Fomos percorrer os passos desse fabrico, em forma de passeio, desde as vinhas até à degustação, já que a aguardente serve ainda de inspiração para gastronomia.

3 – Entre Viseu e São Pedro do Sul, dois portentos que absorvem todas as atenções da Beira Alta, Vouzela é provavelmente um dos segredos mais bem guardados da região do Dão-Lafões. Entre montanhas e rios, encontra-se uma riqueza natural bem preservada e cuidada, com vários trilhos pedestres e de BTT. Casas brasonadas e torres medievais revelam um passado de excêntrica fidalguia rural. E para a mesa confluem os melhores sabores regionais, da vitela de Lafões aos pastéis de Vouzela. Bem perto da vila, fomos também conhecer o novo hotel rural da Quinta do Fontelo.