O Porto é mais ‘cool’ do que Lisboa? Jornalista da CNN diz que sim

Porto vs Lisboa CNN Porto mais cool
A CNN ficou rendida ao pôr-do-sol no Douro. (Fotografia de Joaquim Gromicho/GI)
O confronto de cidades proposto pela CNN é mais uma massagem ao ego dos portuenses, que agora podem dizer que a sua cidade é «mais cool» do que a capital.

O texto publicado esta quinta-feira, 27 de julho, pela CNN e que consagra o Porto como «a cidade mais ‘cool’» quando comparada com Lisboa, foi escrito por um jornalista residente na capital e analisa, ponto por ponto, as principais diferenças que marcam as identidades das duas principais cidades portuguesas. A vitória foi entregue ao Porto em todas as categorias: tripeiros vs. alfacinhas, Douro vs. Tejo, Ribeira vs. Alfama, vinho do Porto vs. ginjinha, praias, vida noturna, melhor vista e cafés históricos.

Explicando a origem dos nomes porque são conhecidos os habitantes do Porto – tripeiros – e os de Lisboa – alfacinhas -, o artigo da CNN elogia o facto de o primeiro se relacionar diretamente com uma das especialidades da cidade, as tripas à moda do Porto, ao contrário do que acontece a sul.

Entre os rios Douro e Tejo, também o que serpenteia entre os vales vinhateiros foi o preferido da CNN: «O Porto envolve o Douro num abraço mais aconchegante».

Mantendo-se à beira-rio, na comparação do tipo de casario entre a Ribeira do Porto e Alfama, a cadeia de notícias norte-americana afirma que a «Ribeira é mais apertada, mais íntima», em parte porque as fachadas apresentam «tons mais escuros e azulejos», ao contrário dos prédios antigos de Lisboa, mais luminosos.

E já no duelo vinho do Porto vs. ginjinha, o primeiro «tem uma clara vantagem», pois a bebida resulta das vinhas da região, num território classificado como Património da UNESCO, e tem o nome da cidade.

Nas restantes categorias, a CNN destaca ainda o pôr-do-sol do Douro visto da cidade, a proximidade das praias, o facto de a vida noturna portuense ser mais chique (fancy) e os edifícios históricos que tornam o simples ato de tomar café uma experiência única.

 

Leia também:

Já abriu a nova fábrica de pastéis de nata do Porto
Sabores do Ribatejo vão estar à prova na ribeira do Porto
10 restaurantes imperdíveis para conhecer na Ribeira do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend