10 dias, 10 chefs: festival mostra o melhor dos Açores

O 10 Fest Açores vai promover os produtos regionais ao longo de 10 dias, com 10 menus de degustação e 10 chefs, incluindo alguns estrela Michelin.

Pelo sétimo ano consecutivo, os Açores vão voltar a mostrar o melhor da sua gastronomia. O 10 Fest Açores arrancaesta quinta-feira e prolonga-se até 30 de junho, no restaurante Anfiteatro, em Ponta Delgada. Na prática, 10 chefs ou equipas nacionais e internacionais vão preparar 10 jantares de degustação (cada um com seis pratos e vinhos incluídos), ao longo de 10 dias, com o objetivo de enaltecer os produtos regionais e os sabores açorianos.

A iniciativa arranca com o jantar preparado pelo casal Jéssica Carreira e David Costa, que abriram em 2015 um restaurante no centro de San José, na Califórnia, sendo os primeiros a receber uma estrela Michelin na costa oeste dos EUA. No segundo dia, sexta-feira, serão os chefs açorianos a tomar controlo dos tachos, nomeadamente Sandro Meireles, Pedro Oliveira e Nuno Santos. A estes seguem-se, respetivamente, Justa Nobre, Tiago Santos, o peruano Roberto Sihuay, Luís Gaspar, Nuno Diniz e Diogo Veladas, o canadiano Olivier Vigneault, Nuno Mendes e Tiago Bonito, que levou uma estrela Michelin ao Largo do Paço, em Amarante.

Para além destes, o cardápio deste ano também contará com a ajuda de formandos de sete escolas e países como Itália, Holanda, Polónia, Roménia, Eslováquia e Letónia. A iniciativa é organizada pela Escola de Formação Turística e Hoteleira e os bilhetes custam entre 55 e 69 euros por refeição. Os formandos desta escola, de resto, serão os responsáveis pelos cocktails que serão servidos na after party que termina o festival.

 

Leia também:

Dormir na Terceira: os Açores a serem os Açores
Crítica de restaurantes: Uma Graciosa surpresa nos Açores
Visita ao berço dos saborosos ananases dos Açores