Valongo recebe aldeia temática de Natal e um canhão de neve

A Aldeia de Natal volta a fazer parte da programação cultural do município.
A Aldeia de Natal volta a fazer parte da programação cultural do município.
Nesta época do ano o município não se fica pela iluminação natalícia. Uma «aldeia» temática, um ciclo de concertos e várias exposições fazem parte das iniciativas que prometem animar os valonguenses e quem de fora queira visitar o concelho.

Na «Aldeia de Natal», instalada no Parque Urbano de Ermesinde até 23 de dezembro, não vão faltar atividades para miúdos e graúdos. À indispensável Casa do Pai Natal acrescentam-se ainda casinhas onde se podem ouvir contos, dinamizadas por associações locais. Jogos tradicionais, gastronomia típica, venda de artesanato e um presépio vivo juntam-se também às atrações. Para os mais pequenos vai haver carrossel, insufláveis, canhão de neve e outras animações. A iniciativa é de entrada gratuita e abre portas no sábado, dia 16, às 15h00.

Até ao dia de Reis, 6 de janeiro, é ainda de esperar um Ciclo de Concertos, organizado pelo Orfeão da Associação Académica e Cultural de Ermesinde e a Banda Musical de S. Martinho de Campo. Ao todo são cinco intervenções em várias igrejas do concelho, sempre às 21h30. A primeira é já este sábado na Igreja Matriz de Valongo.

A decorrer está também a tradicional Exposição e Venda de Presépios, que pode ser visitada até ao dia 5 de janeiro no Museu Municipal de Valongo. São mais de 500 presépios de diversos formatos, cores e materiais, de ferro a cerâmica, lousa e croché. Este domingo, dia 17, entre as 15h00 e as 18h00 vai ser possível assistir ao vivo trabalho de vários artesãos locais.

Por fim, mas não menos digno de uma visita, é a exposição «Edifícios Religiosos de Sobrado em Maquete», patente no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado. É de entrada livre e pode ser vista de segunda a sexta entre as 14h00 e as 17h30.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
R. São Mamede,159, Valongo
Telefone
22 421 9400
Horário
De segunda a sábado, das 09h30 às 19h30. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 41.189435478455714
Longitude : -8.497817269346228

Leia também:

Valongo é a nova capital de BTT com 150 km de trilhos
Há uma nova geladaria com sabores a regueifa e biscoitos
Ermesinde: A padaria que inventou a regueifa aos folhos